Atracada na antiga Lota de Aveiro Até ao dia 10 de Dezembro, a caravela “Vera Cruz” pode ser visitada gratuitamente na zona da antiga Lota, em Aveiro, numa iniciativa que se insere nas comemorações do 17º aniversário da AVELA – Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro, que tem a sua sede frente ao cais onde está atracada a caravela.
Adelino Correia, funcionário da APORVELA, sublinhou que a presença da embarcação em Aveiro visa “mostrar a toda a gente o que foram os nossos navios e os descobrimentos portugueses”. Por isso, realça que a “Vera Cruz é, em tudo quanto possível, o mais aproximado às antigas caravelas. Tudo o que se encontra do convés para cima é idêntico às antigas caravelas”. Até mesmo as velas, são idênticas ás antigas velas latinas triangulares.
Nas deslocações que faz, incluindo a viagem entre Lisboa e Aveiro, a caravela “navega à vela, precisamente como se fazia naquele tempo. Hoje, temos motor na caravela, porque é obrigatório, mas, quando há vento, andamos sempre à vela. A navegar à vela, esta embarcação não tem comparação com qualquer outro navio, dá muito mais trabalho”, garante Adelino Correia, que revelou ainda que, «presentemente, trazemos sempre 20 ou 21 tripulantes a bordo, para podermos navegar à vela, tripulantes que geralmente são sócios da APOR VELA”.
A par disso, na caravela também decorrem acções de formação, como as que se prendem com a obtenção das cartas de Patrão de Costa e de Patrão de Alto Mar.
A caravela está dotada com instalações para alojar os tripulantes, estando equipada com 22 beliches, situados na parte inferior da embarcação. Essa zona da caravela não se encontra aberta ao público, e, no dizer de Adelino Correia, “é praticamente igual aos outros barcos, no que se refere à instalação dos tripulantes”.
A caravela “Vera Cruz” é uma réplica das antigas caravelas, do século XV, usadas pelos portugueses nas viagens oceânicas das primeiras descobertas. O projecto da embarcação é do Contra-Almirante Rogério de Oliveira e a sua construção ocorreu no estaleiro de Samuel & Filhos, em Vila do Conde, no final do século XX. A caravela é propriedade da Associação Portuguesa de Treino de Vela – APORVELA, com sede em Lisboa.
C. F.
