Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

O futuro Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental / Estação Museológica e Ambiental da Ria de Aveiro será construído por iniciativa da AveiroPolis – Sociedade para o Desenvolvimento do Programa Polis em Aveiro, entidade que recentemente lançou o concurso público para a adjudicação da empreitada de construção do respectivo edifício.

De acordo com o concurso agora lançado, o edifício do futuro Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental / Estação Museológica e Ambiental da Ria de Aveiro terá um custo base de quatrocentos mil euros, mais IVA, e deverá ficar concluído um ano após o auto de consignação da obra.

O piso térreo terá um amplo átrio, que será o “ponto de partida para o circuito público” e que “permitirá ao utente o acesso às diferentes zonas do espaço polivalente e restantes espaços de apoio”, lê-se na memória descritiva do edifício. Esse piso terá ainda zonas privadas e técnicas, recepção e bar.

No Piso 1, haverá a zona expositiva, o espaço polivalente e o anfiteatro, e ainda área de sanitários, gabinete de trabalho e espaços de apoio.

De acordo com a memória descritiva do imóvel, o projecto de arquitectura pretende “obter um edifício de fortes características visuais e arquitectónicas. Na concepção do projecto, teve-se em conta a «a forte ligação entre as disciplinas de projecto de vocação tectónica – arquitectura e estruturas – não esquecendo a forte ligação do futuro edifício ao lugar onde se implanta, tratando por isso os espaços que o rodeiam de uma forma coerente e lógica”.

“O edifício é bastante transparente, de modo a obter uma iluminação natural em todos os compartimentos julgados fulcrais, mas tam-bém de modo a conseguir um contacto visual forte com o exterior”, refere aquele documento, que realça “em contraste com a leveza e o desenho da caixilharia exterior metálica, que irá encerrar a totalidade do edifício, toda a matéria do edifício será a do betão aparente texturado, evidenciando as zonas de opacidade, dando ao edifício um peso que depois será negado pela própria concepção da estrutura. Associados a esta aparente crueza, serão aplicados outros materiais – madeiras, borracha canelada, pedras, etc. – que irão definir os ambientes de cada um dos diversos espaços”.

O projecto do edifício do futuro Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental / Estação Museológica e Ambiental da Ria de Aveiro já foi aprovado pelo conselho executivo aveirense, que considerou esse equipamento como sendo inovador para Aveiro.