“Ciclo Nossa Senhora” de música litúrgica na igreja da Misericórdia de Aveiro

Com o “Ciclo Nossa Senhora” encerra, na Igreja da Misericórdia de Aveiro, às 11h25 do próximo dia 8 de Dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, o projecto “Música Litúrgica de Padre Arménio e João Gamboa”, levado a cabo naquela igreja, ao longo de um ano. Foi o “Ciclo Advento-Natal”, em 9 de Dezembro de 2007, o “Ciclo Quaresma-Páscoa”, em 9 de Março de 2008, o “Ciclo Padre Arménio”, em 6 de Julho de 2008, o “Ciclo Tempo Comum”, em 26 de Outubro, e agora o “Ciclo Nossa Senhora”.

O objectivo mais importante foi proporcionar, à assembleia litúrgica que ali se reúne todos os domingos para a celebração do mistério pascal, condições para o fazer com mais qualidade e de maneira mais rica. E parece ter sido atingido, pois o templo se encheu de pessoas interessadas nesta espiritualidade.

Tal facto deve-se ao coro convidado, o Coro Litúrgico de Milheirós de Poiares, que sempre teve uma postura de serviço, competência e amor à liturgia e ao canto litúrgico, sob a direcção de Clarinda Ferreira. E com a colaboração das organistas Manuela Sousa, do mesmo Coro, Marília Canhoto, organista titular desta igreja, e o jovem estudante de flauta Marcelo de Jesus, também do mesmo Coro.

A Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria tem lugar já em pleno Advento, que é, mais que qualquer outro, tempo de Maria. Com efeito, é neste tempo que a vemos em relação mais íntima com o seu Filho. Se o Senhor veio ao mundo dos homens, se Ele continua a vir, é por intermédio de Maria. Em Nossa Senhora se cumpre, de facto, o mistério do Advento.

Enaltecendo a Virgem Maria, esta Solenidade leva-nos a exaltar a obra da redenção, pois nos apresenta aquela que foi a primeira a beneficiar dos seus frutos, tornando-se a imagem e o modelo da nova humanidade, libertada do pecado e refeita na graça redentora.

Em Maria Imaculada reflecte-se a luz e o poder do Salvador, que está para vir. Ela é a “estrela que anuncia o Sol”, como se canta num dos cânticos. A Solenidade da Imaculada Conceição, que é festa do Advento, constitui, assim, uma bela preparação para o Natal.

J.G.