Alguém terá confiado mais do que Maria?
Confiar é acreditar com…aderir a um projecto, sem reservas, por acreditar nele e nos que o sonham comigo. É saber que não serei traído. É abandono sem reservas como a criança no colo da boa mãe. Confiar é saber que o Homem é bom e, como diz o Antigo Testamento, em nada existe o veneno que mata. É continuar quando voltamos ao ponto zero e não desistir jamais. Como diz o Papa Bento XVI: “Quem crê, nunca está só… porque confia”.
Alguém terá confiado mais do que Maria? S. Paulo dizia que sabia em Quem tinha fundamentada a sua esperança e confiança. E só viu Jesus no caminho de Damasco… Maria gerou-O na Sua Humanidade e conviveu com os Seus segredos, que é o Seu Mistério no meio dos homens. Nada Lhe foi poupado. Como mulher e como crente, experimentou o sabor por vezes amargo do existir. Saboreou, até, o abandono de Deus ao perder Jesus em Jerusalém. A solidão da viuvez. A dor de ver o Filho morto que foi Sua verdadeira dor de parto, pois assim gerou a Igreja. A sua atitude interior sabemo-la por Jesus: “Minha Mãe são os que dizem SIM ao Pai”. E disse-o duas vezes em relação a Maria: “Minha Mãe e meus irmãos são os que fazem a vontade de Deus”. E quando louvaram o ventre que O gerou, Jesus disse: “Diz antes: Felizes os que fazem a vontade de Deus”. Há maior sinal de Confiança do que o fazer a vontade de Deus, incondicionalmente? Maria, nosso Modelo, nos ensine a dizer AMEN NO ABANDONO.
P.e Vítor Espadilha
Assunção | Confiança | Coração | Dor | Família | Jesus | Magnificat | Nazaré | Protecção | Virgindade
