Dar testemunho é mais importante do que “querer ganhar”

“A Igreja ao serviço das pessoas e da sociedade” foi o tema de mais uma acção de formação promovida pelo SDERE (Secretariado Diocesano Ensino Religioso nas Escolas), destinada não só a professores de EMRC, mas a todos os educadores interessados. O encontro decorreu na Casa Diocesana de Albergaria-a-Velha, sob a orientação do padre jesuíta Nuno Tovar de Lemos.

Durante todo o dia, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir e reflectir sobre “a nossa educação” e a “nossa situação laboral”, num ano em que se comemoram os 40 anos da Gaudium et Spes.

Tomar consciência, não sobre o que estamos a fazer, mas no que nos estamos a tornar, numa era em que temos alguma dificuldade em nos deixarmos educar por Deus e a perceber o que Ele nos quer ensinar, foi o ponto de partida para a reflexão sobre a Fé, a Esperança e a Caridade, nos nossos dias, na nossa realidade, no nosso dia-a-dia.

Metaforicamente (ou não!), a verdade é que Jesus Cristo é o nosso patrão, o “patrão de todos os cristãos”. Todos somos convidados a trabalhar na sua “empresa”, na sua messe, com a verdadeira consciência de que a Ela pertencemos e cientes das dificuldades, sobretudo numa altura em que se levantam questões que atentam contra a vida e a dignidade humana. Em discussões e questões polémicas, mais do que “querer ganhar” devemos dar testemunho, pois aqui está a forma mais humana de responder.

Isabel Sofia Soares, professora de EMRC