“Dar-vos-ei pastores segundo o Meu Coração”

Semana dos Seminários, de 12 a 19 de Novembro Com estas palavras do profeta Jeremias, Deus promete ao Seu Povo que jamais o deixará privado de pastores que o reunam e o guiem. Estas palavras ganham sentido novo e cumprem-se plenamente a partir do diálogo de Jesus Cristo com Simão Pedro: “Tu amas-Me?” / “Senhor, Tu sabes que Te amo.” / “Apascenta as Minhas ovelhas.” (Jo. 21,16)

A vocação e a missão do sacerdote são sempre um mistério e um milagre de amor, nascidos no coração divino e realizados no coração humano. (…)

Os Seminários são verdadeira escola de comunhão, que educa para a comunhão e que convoca, reúne e congrega todos os membros dos nossos presbitérios.

Cada Seminário Diocesano é, no número dos seus seminaristas, na verdade e no entusiasmo que aí se vive, na abertura leal e fraterna testemunhada e na forma como se afirma no contexto da vida eclesial diocesana, espelho do presbitério que somos. Quem pode esquecer o valor dos exemplos, o sentido dos testemunhos e a importância dos paradigmas?

A Semana dos Seminários é uma ocasião privilegiada de abertura dos Seminários à Comunidade: de presença criativa e plural do Seminário na Comunidade e de presença activa e generosa da Comunidade no Seminário. Urge sairmos da inércia, vencermos a rotina e rompermos com o desalento.

Importa, isso sim, demorarmo-nos no diálogo de Jesus com Pedro, sentirmo-nos interlocutores deste diálogo e mensageiros deste imperativo, assumindo com alegria a coragem de chamar. Os percursos formativos e os projectos pastorais dos nossos Seminários devem passar obrigatoriamente por aí. Que esta Semana seja, assim, tempo de prolongada e intensa oração, sede e espaço de encontro com Deus, fonte de acrescida generosidade e de fecunda doação e manancial de graça e de bênção.

Que Nossa Senhora, a confidente de tantos diálogos de Jesus, presença junto de todos os discípulos de Seu Filho, cuide com desvelo de Mãe de cada um dos nossos Seminários, dos seus seminaristas e formadores, dos seus funcionários e benfeitores.

+ António Francisco dos Santos

Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios