Reaprender… para viver melhor Estamos quase a iniciar a celebração do Mistério Pascal. Parecem-me oportunas algumas reflexões do Cardeal Ratzinger, extraídas dos exercícios pregados por ele, no início da Quaresma de 1983, ao Santo Padre e aos membros da Cúria Romana.
“O acto do lava-pés torna-se para João a representação do que é toda a vida de Jesus: o levantar-se da mesa, a deposição do revestimento de glória, a inclinação para nós no mistério do perdão, o serviço da vida e da morte humana.” (…)
“O homem tem a capacidade de recusar o amor libertador; e o Evangelho mostra dois tipos dessa recusa. O primeiro é o de Judas. Judas representa o homem que não quer ser amado, o homem que só pensa no poder, que vive só para as coisas materiais.” (…)
“Além deste, há outro tipo de recusa de Deus, que não é somente o do materialista, mas também o do homem religioso, aqui representado por Pedro. (…) O perigo do devoto consiste em pensar que não precisa da bondade de Deus, em não aceitar a graça”…
Em que situação nos encontramos nós?
Q.S.
