Dezenas de voluntários encontram-se na próxima sexta-feira

Encontro para partilhar e promover o voluntariado

O voluntariado vai estar em discussão e partilha no encontro “Ser Voluntário”, promovido pela Câmara Municipal de Aveiro e pelo Projecto RIA – Rede de Intervenção de Aveiro, no dia 13 de Janeiro, no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos.

O encontro pretende constituir um espaço de partilha de experiências e realizar uma caracterização do voluntariado enquanto realidade que está ao serviço das pessoas, das famílias e das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das populações. Em simultâneo, vai decorrer uma Mostra das Instituições que promovem voluntariado em Aveiro.

Os interessados devem inscrever-se na Câmara Municipal de Aveiro (Divisão da Acção Social), pelo telefone 234 377 763, fax 234 377 765, ou e-mail cultura@cm-aveiro.pt; ou no Projecto RIA – Rede de Intervenção de Aveiro (Rua Eng.º Robert Zipprich, n.º 74, r/c esq, Azurva), telefone 234 932 660, fax 234 932 669, ou por e-mail geral@ projectoriaaveiro.org.

Intervenientes

O encontro começa às 14h da próxima sexta-feira e, após intervenção inicial de Miguel Capão Filipe, Vereador dos Assuntos Culturais e dos Assuntos Sociais e da Família da CMA, conta com uma palestra de Maria Elisa Borges, do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, sobre “Ser Voluntário… em Portugal”.

Seguem-se os testemunhos dos voluntários Ana Brandão (estudante na Universidade de Aveiro, coordenadora das explicações em Santiago, em parceria com as Florinhas do Vouga), Carla Sécio (voluntária no Banco Alimentar Contra a Fome, na Conferência de São Vicente de Paulo e na CMA), Celerina Cunha (coordenadora do voluntariado no Hospital Infante D. Pedro), Helena Osório (coordenadora do Movimento de Voluntariado Diocesano Vida Mais), Luíz Rodrigues (voluntário na Holanda, no Banco Alimentar Contra a Fome e na Câmara Municipal de Aveiro).

Na última parte intervêm os seguintes responsáveis por estruturas que promovem e aceitam voluntários: Pe Alexandre Cruz (CUFC – Projectos de Voluntariado Universitário), Ana Sofia Pereira (da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro), Catarina Rodrigues (delegada regional do Instituto Português da Juventude); Dora Paula Graça, da Cáritas Diocesana; Fernando Santos, Coordenador do Núcleo de Aveiro da Amnistia Internacional; Mário Silva (Presidente delegação de Aveiro da Cruz Vermelha Portuguesa); e Coronel Martinho de Sousa Pereira (do Banco Alimentar Contra a Fome – Aveiro).