Diocese de Aveiro participa no 1.º seminário sobre o inventário dos bens da Igreja

A Diocese de Aveiro estará presente no primeiro “Seminário Thesaurus: Inventário de Bens Culturais da Igreja”, que irá decorrer no Paço Episcopal do Porto, no próximo dia 12 de março, evento que visa partilhar e apresentar resultados do trabalho em curso nas dioceses portuguesas, no âmbito do “Projeto Thesaurus”, um projeto de inventariação dos bens culturais da Igreja (imagens, pinturas, alfaias litúrgicas, etc.).
Para além de proporcionar às instituições eclesiais uma “dinâmica global de atuação, capaz de fomentar a colaboração e a adequação dos respetivos procedimentos”, o seminário visa ainda “fomentar o debate em torno das diversas problemáticas inerentes aos trabalhos de inventário, caminhos e estratégias”.
A abertura dos trabalhos, de entrada livre, está agendada para as 10h15, com as intervenções de Sandra Costa Saldanha (Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja), Paula Silva (Direcção-Geral do Património Cultural) e D. Pio Alves (Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais).
Pelas 10h30, José Ángel Rivera de las Heras (Delegado Diocesano para el Patrimonio y la Cultura de Zamora) apresentará o tema “El Inventario de los Bienes del Património Religioso y Cultural de la Iglesia en España”.
Pelas 11h40 terá início a mesa redonda “Caminhos e Estratégias”, moderada por Isabel Fernandes (Museu de Alberto Sampaio), com os representantes das dioceses de Évora (Artur Goulart de Melo Borges), Porto (Alexandra Cardoso e Eliana Calado) e Viseu (Maria de Fátima Eusébio).
Às 14h30 terá início o painel “Projetos em curso”, moderado por Patrícia Moscoso (Irmandade dos Clérigos), e com as participações de representantes das dioceses de Santarém (Eva Raquel Neves) e Leiria-Fátima (Marco Daniel Duarte e Sónia Vazão).
Para as 16 horas está agendado o segundo painel “Projetos em Curso”, orientado por Gonçalo Cardoso (Consolata Museu), com as participações de representantes das dioceses de Aveiro (P.e Gustavo Fernandes, Hugo Cálão Rocha e Joana Teixeira) e Portalegre-Castelo Branco (P.e Francisco Valente e Paulo Duarte).
A apresentação do “Manual de Procedimentos de Inventário”, por Nuno Vassallo e Silva (Fundação Calouste Gulbenkian), está prevista para as 17 horas, antecedendo o encerramento dos trabalhos.