Documentário sobre o Baixo Vouga Lagunar passa domingo na SIC

Imagem de “Encontro de águas-segredos da Ria e do Baixo Vouga”

O documentário “Encontro de águas-segredos da Ria e do Baixo Vouga”, filmado por Daniel Pinheiro no concelho de Estarreja, passa no domingo, dia 9 de abril, pelas 12h00, no programa “Vida Selvagem”, na SIC. A antestreia do documentário que “promete revelar a natureza do Baixo Vouga Lagunar em todo o seu esplendor” acontece amanhã no “ObservaRia’17 – Estarreja Birdwatching Fair” (6 a 9 de abril), a feira dedicada ao turismo de natureza e “birdwatching” (observação de aves), que vai na terceira edição.
O documentário de 50 minutos foi filmado com duas câmaras, em vários períodos do anos, acompanhando diversos ciclos biológicos, entre 2015 e 2016, e abordando diversos habitats e a respetiva biodiversidade. Contou com a colaboração da Unidade de Vida Selvagem e da equipa do Herbário, do Departamento de Biologia da UA (Vítor Bandeira, Milene Matos e Rosa Pinho), nas três fases de produção: guião (escolha das espécies e habitats desejadas), gravação (saídas de campo com professores, investigadores e alunos), e pós-produção (revisão científica dos textos e identificação de espécies).
Daniel Pinheiro é natural de Anadia. A Ria de Aveiro/Baixo Vouga é um território que conhece bem desde a infância. É licenciado em Comunicação e Design Multimédia, no Instituto Politécnico de Coimbra, mestre em Wildlife Documentary Production, da Universidade de Salford, Inglaterra, onde aprendeu com vários profissionais da Unidade de História Natural da BBC, incluindo Sir David Attenborough, Paul Reddish, Niel Lucas entre outros. Foi técnico de audiovisuais na Fundação Calouste Gulbenkian, entre 2008 e 2010.
As suas produções foram transmitidos em Portugal pela SIC, RTP e TVI, obtendo recordes de audiência no formato história natural na televisão portuguesa.