Exposição abre no dia 14 de Maio

Reabilitação da Casa Major Pessoa “Azulejos imaginários” é o título da exposição inaugural da tenda que irá acompanhar e explicar o desenrolar das obras na vizinha Casa do Major Pessoa, cuja abertura pública ocorrerá no dia 14 de Maio, no Rossio.

Com esta mostra de azulejaria aveirense, a Divisão de Museus e Património Histórico da Câmara Municipal de Aveiro pretende divulgar a azulejaria como património histórico na cidade, e também os principais centros de produção de azulejos. Na região de Aveiro, a azulejaria está muito ligada à decoração dos edifícios “arte nova”, sendo mesmo uma das principais características desse estilo.

O vereador do pelouro da Cultura, Pedro Silva, sublinha que, durante o período de restauro do imóvel, na tenda irão decorrer exposições, colóquios, palestras e outras iniciativas visando mostrar ao público o desenrolar das obras e também aspectos relacionados com o estilo “arte nova”, ao mesmo tempo que visam chamar a atenção dos aveirenses, e também dos turistas que passem no local, para a importância da Casa do Major Pessoa, do estilo “arte nova” na cidade de Aveiro, servindo ainda como factor de sensibilização para a preservação do património arquitectónico e cultural.

As obras de reabilitação do imóvel deverão começar ainda no corrente mês, e estão orçadas em 876.732 euros, sendo financiadas a 70% por fundos comunitários. De acordo com o projecto de reabilitação arquitectónica, da responsabilidade do arquitecto Sarabando Dias, o edifício irá manter as fachadas exteriores, já que “foram consideradas de prioridade máxima a preservação integral e reposição de revestimentos e cores originais”, enquanto que, nas restantes zonas, “a intervenção pretende-se mais arrojada, se bem que discreta, de modernidade assumida, colmatando em simultâneo as insuficiências funcionais do edifício enquanto numa utilização moderna”.

Após as obras, a Casa do Major Pessoa abrirá ao público como um centro dinamizador do estilo “arte nova” em Aveiro, dispondo de, entre outros serviços, recepção, centro de documentação de Arte Nova, o salão de chá “Belle Époque”, loja, museu (de mobiliário e decoração “arte nova”), espaço polivalente para exposições e eventos, arquivo.

C. F.