“História de Aveiro – Síntese e Perspectivas”

A obra serve para “interpretar e respeitar o passado”e “inspirar o futuro”, escreve Élio Maia na abertura

As comemorações dos 250 anos da elevação de Aveiro a cidade e dos 1050 anos da primeira referência escrita a Aveiro ficam marcadas pela publicação do livro “História de Aveiro – Sínteses e Perspectiva”, coordenado pelos historiadores Amaro Neves e Delfim Bismark Ferreira, com textos assinados por cerca de duas dezenas de autores, editado pela Câmara Municipal de Aveiro.

O presidente do executivo municipal aveirense, Élio Maia escreve, na abertura do livro, que este “enriquece muito as comemorações que Aveiro vive neste ano de 2009. Em primeiro lugar, porque a obra tem uma dimensão pedagógica, servindo a transmissão de conhecimentos e de valores, fundamental para interpretar e respeitar o passado e para ins-pirar o futuro da comunidade aveirense. Depois, na medida em que se alarga e beneficia o espólio editorial aveirense, com uma obra pautada pela cientificidade, indutora de subsequentes investigações neste domínio do saber. Por último, tendo em vista que consagra posteridade física ao programa das comemorações dos 250 anos da Cidade de Aveiro, efeméride que a memória dos aveirenses reterá, com o agrado próprio dos que vivem, com espírito de cidadania, a sua terra: Aveiro”.

Também o vereador dos Assuntos Culturais, Miguel Capão Filipe, realça que este livro visa “dar registo a distintos aveirógrafos, mais de duas dezenas de autores especialistas de referência nas suas áreas de investigação e que nos facilitam percursos da História de Aveiro, com estética e riqueza, valorizando e apelando ao essencial da identidade de Aveiro”.

Amaro Neves e Delfim Bismarck Ferreira, como os restantes autores dos textos de investigação incluídos no livro, trabalharam graciosamente a elaboração dos respectivos textos.

Amaro Neves sublinhou que o livro recebeu contributos de duas gerações de investigadores, e que a maioria dos textos é da responsabilidade de historiadores e estudiosos da nova geração, o que dá garantias de Aveiro continuar a ter uma plêiade de aveirógrafos. Mesmo assim, desafiou os aveirenses a “pesquisarem para além do que aqui está expresso, porque ainda há muito para estudar e novas perspectivas de análise”.

Inicialmente, o livro era para ser uma obra em três volumes, o que não foi possível por motivos económicos. Por isso, os textos são mesmo “sínteses e perspectivas” que podem levar a novos trabalhos.

Uma vintena de autores

Para além de Élio Maia e Miguel Capão Filipe, cujos textos abrem o livro, “História de Aveiro – Sínteses e Perspecti-vas” apresenta textos assinados por: Amaro Neves, Ana Clara Correia, Armando Teixeira Carneiro, Artur Jorge Almeida, Clara Sarmento, Delfim Bismarck Ferreira, Énio Semedo, Fernando L. Ladeira, Francisco Messias Trindade Ferreira, Francisco Teixeira Homem, Hugo Cálão, Inês Amorim, João Gonçalves Gaspar, Luís M. Ferreira Gomes, Manuel Barreira, Manuel Fernandes Thomaz, Paulo Morgado, Rosa Maria Oliveira, Saul António Gomes e Sónia Filipe.

Cardoso Ferreira