Inauguração das novas instalações do Centro Social e Paroquial da Branca

António Loureiro, Manuel Ruivo e D. António Moiteiro

No dia 22 de janeiro, dia S. Vicente, padroeiro da Branca, foram inauguradas as novas instalações do Centro Social Paroquial São Vicente de Branca. Às 15h, celebrou-se a Eucaristia, na igreja paroquial, presidida pelo Bispo de Aveiro. Depois da Eucaristia, povo, autoridades e convidados desceram um pouco na rua até às novas instalações para se proceder à inauguração.
Ao cabo de mais de vinte e cinco anos, o sonho realizou-se. Resolvidos os problemas de vária ordem, e graças à imprescindível ajuda da comunidade da Branca, foi possível agora concluir as obras, conforme as idealizaram os seus fundadores, e de uma forma especial o Padre Valdemar Magalhães Costa.
Com a colaboração dos padres que após a morte do Padre Valdemar foram servindo a Paróquia, a persistência da direção e a incansável dedicação do arquiteto Eduardo Costa Ferreira e a prestimosa cooperação dos agentes da Camara Municipal de Albergaria-a-Velha chegou ao fim a árdua tarefa a que se propôs, desde o primeiro momento, o P.e Vítor Cardoso, pároco e presidente da direção, que abraçou esta missão com notável preocupação, incentivando a comunidade e os outros órgãos diretivos, para este desfecho, não regateando, por isso, esforços nem exemplo.
Depois do descerramento da placa da inauguração, abriu a sessão solene o pároco, P.e Vítor, que deu as boas vindas a todos e agradeceu a presença das entidades convidadas que, de algum modo, foram intervenientes na conclusão das obras. Manuel Ruivo, presidente distrital da Segurança Social, manifestou toda a sua satisfação pela dignidade das instalações que tinha acabado de ver.
António Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha agradeceu aos branquenses e em particular à direção todo o empenho e esforço feito para que fosse possível pôr ao serviço das nossas crianças mais um espaço educativo e social com excelentes condições. Por sua vez, o presidente da Junta referiu ter a freguesia ficado mais enriquecida com a obra hoje inaugurada.
Finalmente usou da palavra o Senhor Bispo, que valorizou o esforço feito, lembrando aos funcionários deste Centro que o mesmo não desempenhará cabalmente a sua missão se o seu funcionamento não estiver em consonância com os princípios da Igreja que o rege, exortando-os, por isso, a uma prática educativa com essa orientação.
A festa terminou com um lanche oferecido pelos pais das crianças que frequentam a instituição e um naco de bolo e um gole de champanhe oferecidos pela direção do centro social.
Abílio Tavares

 

 

Alguns números

74 crianças que frequentam o Centro Social Paroquial S. Vicente da Branca, em creche, jardim de infância e CATL (tempos livres). As mudanças para as novas instalações estão previstas para as próximas semanas.

1 000 000. Custo total das obras (cerca de), faltando liquidar o equipamento.

0 (zero) euros de apoio estatal para a construção das instalações. Por opção que já vinha do tempo do P.e Valdemar Costa e que a direção do centro sempre manteve, as paredes ergueram-se graças aos esforços dos branquenses (com cortejos, jantares, folares, etc.), naturalmente com dádivas de materiais de empresas da região e pequenos apoios camarários (não ultrapassaram no total os 50 mil euros). A Segurança Social comparticipa com cerca 7 mil euros na compra do equipamento (20% dos custos do equipamento).
J.P.F.