Irmandade de Santa Joana participa na festa de Santa Joana em Salselas

Santa Joana em Salselas

Santa Joana em Salselas

 

Retomando a ligação existente entre a Irmandade de Santa Joana Princesa e Salselas, em Macedo de Cavaleiros – que venera também a filha de D. Afonso V –, após nove anos de interregno, a associação de fiéis de Aveiro estará presente na Festa que anualmente se realiza nesta localidade da diocese de Bragança-Miranda.
Apesar de não ser a padroeira de Salselas, mas São Lourenço, é ali Santa Joana particularmente venerada. O culto à Infanta instalou-se naquela freguesia em 1847, quando Maria Delfina Miranda, filha de um tenente-coronel que prestara serviço militar em Aveiro, transferiu para ali a sua residência, difundindo na povoação a sua devoção pessoal à Santa Princesa. Segundo hábito desta época, em dias de trovoada, existia a tradição de abrir a porta da igreja da freguesia, onde existe uma imagem de Santa Joana, e assim se acreditava obter proteção contra os raios.
Já em 12 de maio último, uma delegação de Salselas participou na missa e procissão, dia em que também em Salselas se celebra Santa Joana. No entanto, a festa à Princesa realiza-se com maior amplitude no segundo fim de semana de setembro. A Salselas deslocar-se-á uma delegação de vinte Irmãos de Santa Joana, que estará presente na Missa e procissão do domingo, dia 13 de setembro.