Mário Silva expõe na Op Art

“XLVI Registos Pictóricos de Mário Silva” é o título da exposição que está patente ao público, até ao dia 30 de Setembro, nos dois espaços da galeria Op Art, situada na Gafanha da Nazaré.

A mostra é constituída por cerca de meia centena de obras de pintura e desenho do conhecido artista conimbricense Mário Silva, e foram realizadas entre 1967 e 2008, a maioria das quais já na presente década. Destes anos mais recentes, há trabalhos representativos de diversas “fases”, “estilos”, “técnicas” e “temas” mais desenvolvidos pelo artista. Aqui se podem ver as paisagens coimbrãs (Coimbra vista do Mondego), tão características na arte pictórica deste artista, bem como paisagens da Ria de Aveiro com os seus tradicionais moliceiros, entre outras obras de pendor paisagista. A par desses quadros, há também telas com mulheres, outro tema bem representado na pintura de Mário Silva, rostos humanos, que o artista interpreta de uma forma muito peculiar, e ainda diversos quadros figurativos. De destacar também a boa representação de obras de pendor abstraccionista, telas de grande efeito cromático.

O catálogo, editado expressamente para esta exposição, reproduz 48 das obras expostas. São cerca de trinta páginas, a cores. O texto de apresentação da exposição, da obra e do artista está assinado por José-Luís Ferreira, que transcreve um excerto de um trabalho crítico da autoria Licínia Girão.

C.F.