MULTIMÉDIA – http://www.netradiocatolica.com/ Esta semana como sugestão apresento uma rádio! Mas não é uma rádio qualquer; a net rádio católica, como o nome indica, emite somente através da Internet, desde Junho de 2005, conteúdos exclusivamente católicos/cristãos. Desde música, entrevistas e debates, à transmissão diária da recitação do terço, encontramos um manancial de programas para todos os gostos e para todas as idades, sempre inspirados pela luz do Evangelho. Como o Bispo de Setúbal escreveu, certamente esta é uma maneira de “levar mais longe o Evangelho da alegria, da esperança, da paz e da vida que é Jesus Cristo Senhor Nosso”.
Logo na página inicial, começamos a ouvir a emissão online e encontramos uma quantidade enorme de informação. Para além dos habituais destaques, temos ainda os vídeos NRC, olhando depois para as sugestões de programação e para a liturgia do dia, em que a dificuldade que se nos apresenta se prende essencialmente em saber onde vamos clicar. Todos estes conteúdos são bastante interactivos e com uma qualidade elevada, sendo que uma das vantagens deste género de rádios online é a de podermos ouvir os programas a qualquer hora, não necessitando para isso de estarmos em frente ao computador num determinado momento.
Somente a título informativo, apresento os programas que considero terem bastante interesse para os internautas: “Geração XXI” tem como objectivo a divulgação de novas bandas e novos artistas cristãos; “Flashback Eventos Católicos” coloca ao nosso dispôr eventos que aconteceram na Igreja; “Conversas com Cláudio Anaia” em que são convidadas personalidades para debater e comentar temas da actualidade, com destaque na religião católica; “Caminho de Emaús”, produzido pela Paulus, em que somos levados a reflectir sobre as leituras da eucaristia dominical; e ainda o “Luso Fonias” produzido pela Fundação Evangelização e Culturas em parceria com a Rádio Renascença, sempre tendo em conta o carácter missionário e evangelizador.
Como facilmente verificamos, este sítio vale bem ser adicionado nos nossos favoritos e ser acedido com regularidade, na medida em que, além de ficarmos a conhecer as informações eclesiais mais relevantes, podemos ir lá beber conteúdos com imenso “sumo” para quem pretende estar sempre em sintonia com o pensamento católico. Isto sempre com a alegria, a força e a espiritualidade que a música de inspiração cristã nos transmite.
CLASSIFICAÇÃO (0-5) ****
A MANTER: Actualizações permanentes; Conteúdos excelentes; Diversidade de recursos multimédia;
A MUDAR: Informação pouco estruturada; Esquema de cores; Usabilidade reduzida.
Fernando Cassola Marques
