Na Universidade de Aveiro Hoje, pelas 18 horas, no anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, tem início uma palestra sobre o Sal e a Saúde, pela nutricionista Ana Carvalhas, numa iniciativa do Projecto SAL, do Departamento de Ambiente e Ordenamento, em colaboração com a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
Dirigida ao público em geral, esta actividade pretende também dar a conhecer o sal marinho artesanal, enquanto produto de qualidade reconhecida e a sua relação com a saúde humana.
O consumo moderado de sal não faz mal e até é necessário à saúde. No entanto, há estudos que referem que cada português consome, em média, onze gramas de sal por dia, valor que coloca os portugueses entre os maiores consumidores mundiais, com consumos acima do valor máximo indicado pela Organização Mundial de Saúde.
Associada a esta iniciativa, entre as 14 e as 18 horas, no átrio do Departamento de Ambiente e Ordenamento, está uma equipa de alunos de enfermagem, da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, a proceder a medições de tensão arterial e de pulsação a todos os interessados, e ainda a prestar informações sobre a importância do uso moderado de sal na alimentação e a alertar para as consequências do consumo elevado de sal.
