Pórticos nas autoestradas aveirenses são para manter

O “Pórtico do Estádio” continua a cobrar

O “Pórtico do Estádio” continua a cobrar

Secretário de Estado dos Transportes reconhece o problema, mas não tira os pórticos. “Sistema novo”, para todo o país, é a solução.
Os pórticos existentes nas autoestradas aveirenses, nomeadamente na A25, vão continuar ativos porque o governo “não está em condições de prescindir das receitas”, garantiu o Secretário de Estado dos Transportes, Infraestruturas e Comunicações, Sérgio Monteiro, na sua recente visita a Aveiro, onde participou na sessão de apresentação do “Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro”.
O governante realçou que as receitas em causa rondam os 17,5 milhões de euros, verba muito inferior aos mais de 55 milhões de euros que o governo paga anualmente pela construção e manutenção das autoestradas, motivo pelo que Sérgio Monteiro afirmou que não vai “abrir precedentes em Aveiro” porque, justificou, “no dia em que mudarmos um pórtico abrimos uma discussão em todo o País”.
Apesar disso, o secretário de Estado realçou que “não queremos estar a alterar localizações de pórticos numa situação casuística”. “Sabemos que há problemas em Aveiro como há na Maia e em Viana do Castelo. É uma situação que está identificada mas, queremos resolver isso com um sistema novo e não com pequenas mudanças localizadas aqui ou ali”, afirmou.
Ribau Esteves considerou que “os argumentos do governo estão completamente aprisionados à dívida anual de 54,5 milhões para com quem construiu as SCUT”. O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) afirma ter uma “opinião é diferente da do Governo” e frise que “o atual modelo de portagens é injusto e penalizador de regiões” como a de Aveiro. “Acredito que venceremos esta luta”, remata.

PIMTRA apresentado
O Secretário de Estado dos Transportes, Infraestruturas e Comunicações participou na sessão de apresentação do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro (PIMTRA), cuja versão final foi recentemente aprovada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).
O PIMTRA tem como principais objetivos “fomentar a articulação entre os diversos modos de transporte, visando a implementação de um sistema integrado de mobilidade com o mínimo custo de investimento e de exploração”, bem como “contribuir para reduzir a utilização do transporte individual e, simultaneamente, garantir a adequada mobilidade das populações, promovendo a inclusão social, a qualidade de vida urbana e a preservação do património histórico, edificado e ambiental”.

Cardoso Ferreira