Melhor projecto recebe 5 mil euros Os jovens entre os 16 e os 30 anos dos 27 Estados-membros da UE podem candidatar-se, até 8 de Fevereiro, ao novo Prémio Europeu Carlos Magno, que irá reconhecer projectos que promovam os valores europeus. Intercâmbios de jovens, sites ou outros eventos para a juventude são iniciativas com que os candidatos podem concorrer a este galardão.
O novo Prémio Europeu Carlos Magno será atribuído a projectos que promovam o entendimento a nível europeu e internacional, sirvam de modelo aos jovens que vivem na Europa e ofereçam exemplos práticos de europeus que vivem juntos formando uma comunidade.
Podem candidatar-se ao Prémio Carlos Magno todos os jovens entre os 16 e os 30 anos, residentes num dos 27 Estados-membros, desde que o projecto apresentado já esteja operacional.
Os formulários e as regras de candidatura estão disponíveis no site do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal (http://www. parleurop.pt). O prazo limite para as candidaturas é 8 de Fevereiro.
Até 14 de Março, um júri nacional irá seleccionar um vencedor por país. Os 27 vencedores nacionais serão analisados em Abril por um júri europeu, que escolherá os três melhores projectos.
O vencedor do concurso receberá 5.000 euros, o segundo classificado 3.000 euros e o terceiro 2.000 euros, bem como um convite para visitar o Parlamento Europeu, em Maio de 2008, e a Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno, em Aachen (Alemanha), para a entrega do galardão, a 29 de Abril de 2008.
O Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude é uma iniciativa conjunta do Parlamento Europeu e da Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno, de Aachen.
Em resumo
* Concurso para jovens sobre os valores europeus.
* Candidaturas até 8 de Fevereiro.
* 5.000 euros para o primeiro prémio.
* Mais informações em www.parleurop.pt
