Em Estarreja e Murtosa A primeira etapa do projecto “Vocação, Vocações +” ficou concluída no sábado passado, na vigília que teve lugar na Igreja de Veiros. Jovens e adultos rezaram pelas vocações (era véspera do Dia do Consagrado), num encontro que o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil promoveu com a equipa arciprestal de jovens da Murtosa e de Estarreja.
D. António Francisco esteve presente, dando graças por todos os que já fizeram a sua opção e agradecendo às comunidades que nos últimos meses têm acolhido iniciativas de promoção vocacional.
O trabalho do Secretariado da Pastoral Juvenil e Vocacional, dirigido pelo P.e Rui Barnabé, alcançou deste modo a primeira meta. Seguem-se mais oito, relativas aos restantes arciprestados da Diocese de Aveiro.
Num balanço feito ao Correio do Vouga, o P.e Rui Barnabé mostrou-se satisfeito pelos resultados desta “primeira saída à rua de uma equipa vocacional”. Em Estarreja e na Murtosa, participaram nos diversos encontros cerca de 400 jovens. Gerou-se “bom ambiente” e “ficou a sensação de que os jovens aceitam a mensagem vocacional”. Por outro lado, o responsável considera que está aberto o caminho para surgirem “equipas de descoberta vocacional” e um “serviço de acompanhamento personalizado”. Ou seja, grupos que jovens que, com acompanhamento habitual, possam fazer um discernimento vocacional.
A próxima etapa do “Vocação, Vocações +” desenvolve-se no arciprestado de Albergaria-a-Velha. No dia 9 de Fevereiro, às 21h30, no Centro Paroquial, haverá o encontro com adultos que trabalham com jovens (padres, animadores, professores…) que é o pontapé de saída da nova etapa.
