Olho de Lince Inquirido sobre os motivos da sua peregrinação, o jovem respondeu sem hesitações: “Peregrino a Fátima, para dar tempo a Deus e para caminhar para o colo da Mãe”. E a razão das suas razões era o facto de integrar uma Equipa de Casais Jovens de Nossa Senhora.
Três aspectos me cativaram neste registo telegráfico de interpelação aos peregrinos. Primeiro, o facto de o entrevistado ser jovem e integrar um movimento eclesial de jovens. Não encontramos só banalidade e falta de rumo nas camadas jovens. Há muito quem procure e trilhe caminhos de seriedade e compromisso!
Depois, o reconhecimento de que o tempo é um dom de Deus. Um convite para saborearmos os dias que o Senhor nos concede. E, para isso, nada melhor do que dar tempo ao Doador do tempo, para aprender com Ele, na intimidade, no silêncio, na contemplação, o sentido do tempo que nos é dado.
Por último, esta relação afectiva, que reconhece o colo de Maria como uma referência de tranquilidade, uma certeza de aconchego. Dada como Mãe à Humanidade, no encontro com ela se reconhece uma proximidade única do divino, um estímulo sustentado no caminhar para Deus.
Q.S.
