Liga Portuguesa Contra o Cancro (50%), Centro de Acolhimento Temporário de Crianças em Risco / Cáritas Diocesana de Aveiro (25%) e secção de vela adaptada do Sporting de Aveiro (25%) são as três instituições que este ano vão receber as receitas da segunda regata solidária promovida pelo Rotary Clube de Aveiro em colaboração com o Sporting de Aveiro e a Avela, e que decorrerá nos próximos dias 17 e 18 de setembro.
Na primeira edição, ocorrida o ano passado, a organização conseguiu reunir cerca de 5900 euros, pelo que este ano o objetivo é igualar ou ultrapassar esse valor, tanto mais que este ano o evento estende-se por dois dias, iniciando-se na tarde de sábado com uma marcha solidária seguida por um momento musical e convívio. No domingo, pelas 10 horas, partirá um comboio turístico que levará os participantes até às instalações do Sporting de Aveiro, local de partida das regatas de vela de cruzeiro, de vela ligeira e de vela adaptada e ainda de uma lancha turística de passageiros. O itinerário será definido na altura, tendo em consideração as marés e as condições climatéricas. Nesse dia, os participantes terão ainda direito a um almoço e a um lanche, tudo isso incluído no montante da inscrição, que é de seis euros por pessoas. De realçar que associados do Sporting de Aveiro irão disponibilizar lugares nas suas embarcações.
A organização convidou duas personalidades públicas para apadrinharem a iniciativas. Ana Bacalhau, do grupo musical Deolinda, já confirmou a sua presença, enquanto a presença do velejador profissional Renato Conde (da Gafanha da Encarnação) está dependente das provas em que está a participar na Rússia.
Nesta regata, como nas próximas, o Rotary Club de Aveiro irá distribuir as receitas (das inscrições e dos patrocinadores) pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e por uma instituição social da região de Aveiro e pela secção de vela adaptada do Sporting de Aveiro.
A apresentação da regata contou com as presenças de João Oliveira (Rotary Club de Aveiro) Lauro Marques (Sporting de Aveiro) Graça Azevedo (Liga Portuguesa Contra o Cancro) José Alves (Cáritas Diocesana de Aveiro) e ainda Nuno Silva (Sporting de Aveiro) e Miguel Varela (Avela).