Apresentação de “Um anjo na cidade”, de Eugénio Beirão / João Gamboa provocou encontro de amigos, arte e solidariedade.
“Desejei e fiz tudo para que este ato cultural fosse sobretudo um encontro de pessoas, de colegas professores que nos anos 80 e 09 ensinaram na Escola Secundária José Estêvão, de conterrâneos e de outros amigos”, disse João Gamboa, na apresentação do seu primeiro romance, “Um anjo na cidade”, que assina como Eugénio Beirão. A apresentação do seu primeiro romance decorreu em vários espaços do Museu de Aveiro, na tarde de 17 de outubro, com grande afluência de público.
Num primeiro momento, na Igreja de Jesus, o coro de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira) interpretou várias peças, incluindo uma dedicada a Santa Joana que teve por base um poema inserido no romance.
Num segundo momento, no auditório do Museu, a professora Idália Sá-Chaves apresentou o “romance urbano”, salientando que “Eugénio Beirão diz o que João Gamboa pensa e sente”, até porque “que narra, narra-se”.
A professora Teresa Correia, representando a ADAV (Associação de Defesa e Apoio da Vida – Aveiro), moderou a apresentação, que contou com a leitura de excertos do livro pelo Grupo Poético de Aveiro.
As receitas dos livros vendidos durante a sessão reverteram para a ADAV, que apoia grávidas e recém-nascidos. Como afirmou Luís Silva, presidente da ADAV, num texto lido por Teresa Correia, o evento fez do autor do livro “um anjo na cidade”.
O primeiro romance de João Gamboa/ Eugénio Beirão, de 260 páginas, é uma edição Tempo Novo (da Diocese de Aveiro; ligada ao Correio do Vouga e à Livraria Santa Joana) e está à venda por 12 euros. Divide-se em duas partes. Na primeira, são apresentados dez quadros da vida da “cidade da Ria”. Na segunda, podemos acompanhar o discernimento da jovem Joana, entre os amores de Bernardo e a possibilidade de uma consagração religiosa.