Com o seu novo portal promocional e informativo, que para além do português estará disponível em espanhol, francês e inglês, a Região de Turismo da Rota da Luz está ao alcance dos potenciais visitantes, em qualquer parte do mundo, já que, como referiu Encarnação Dias, presidente da Rota da Luz, “hoje, o turismo é mais vendido na Internet do que nas agências de viagens”.
O novo portal, lançado na segunda feira, permite o acesso aos mais diversos serviços da Rota da Luz, bem como visualizar a região, nomeadamente os locais de maior interesse, os roteiros turísticos, as unidades de alojamento, os eventos e ainda informações e notícias diversas, tudo isso com o auxílio de centenas de fotografias, mapas, pequenos vídeos e textos apelativos.
Uma novidade é o serviço de reservas de alojamento, onde já é possível proceder à reserva nas unidades hoteleiras aderentes, mas que deverá ser alargado a todas as unidades de alojamento interessadas sedeadas na região e a outros eventos, como espectáculos e circuitos turísticos.
O portal está a ser desenvolvido no âmbito do programa Aveiro Digital, durante um período de dois anos, que termina em 31 de Outubro de 2006. O investimento total é da ordem dos 38 mil euros, cabendo 50% à Rota da Luz e 50% ao Aveiro Digital. No investimento, e para além da elaboração do próprio portal, está incluída a formação de todos os funcionários da Rota da Luz, bem como a aquisição de material, e a criação de um portal interno para a região.
