(00 351) 218 855 470 ocpm@ecclesia.pt

Queridos irmãos e irmãs

Que alegria poder celebrar esta Missa que assinala o encerramento das festividades dos cinquenta (50) anos da Missão Católica Portuguesa.

As vossas manifestações de Fé, a vossa presença e as vossas tradições enriquecem o Luxemburgo.

E até o futebol…Eu fiquei muito satisfeito com a passagem de Portugal às meias-finais do Europeu de Futebol. E sabem porquê? Porque nós vivemos juntos, comemoramos juntos, temos a mesma Fé e pertencemos à Igreja de Cristo que se reúne no Luxemburgo.

Obrigado pela vossa presença no Luxemburgo.

Queridos irmãos e irmãs

No Evangelho de hoje, Jesus envia os seus discípulos, dois a dois, para anunciarem a alegria do Reino de Deus.

Muitos de vós tomaram a decisão de vir para o Luxemburgo à procura de um trabalho que garantisse um futuro melhor aos vossos filhos. Outros, talvez, vieram enviados por Deus, em missão, para poderem anunciar o seu Reino.

Quero dizer-vos que o mais importante é manter viva a Fé que sempre caracterizou o povo português. E o maior sinal da fé é o amor.

É muito simples: dar prioridade ao amor, em vez de a darmos ao dinheiro.

Manifestar a nossa Fé, como nos lembra o Papa Francisco, é simples: é viver o amor de Deus nas pequenas coisas, no seio da nossa família, viver juntos, em solidariedade com aqueles que têm menos do que nós.

Eu sei o quanto trabalham os portugueses, pai e mãe, para dar um futuro melhor aos filhos. Muito! Trabalham muito! E isso é bom, mas encerra um perigo muito grande…

Porque não é o dinheiro que vai dar sentido à vida dos vossos filhos, mas antes o amor…

O amor que todos põem nos sacrifícios. O amor é o mais importante.

Peço-vos que transmitam aos vosso filhos o sentido dos vossos sacrifícios, não para que caiam no materialismo, mas para que possam conservar o sentido da família que vós já herdastes dos vossos pais.

O amor à família que nos pequenos gestos da vida cristã não precisa de grandes palavras românticas.

O amor à família e aos filhos implica também o dever de dar uma formação religiosa às crianças. Sabem, com certeza, que as aulas de Religião, nas escolas, têm os dias contados. A catequese vai passar a ser feita exclusivamente nas nossas paróquias, e por isso peço-vos, de todo o coração: mandem os vossos filhos e netos à catequese.

Queridos irmãos e irmãs

A vossa vida vai estar sempre dividida entre o vosso país de origem, a vossa pátria, e o Luxemburgo, o país que vos acolheu. Há também os casos de filhos que optaram por escolher o Luxemburgo como pátria e que vão ser sempre portugueses no Luxemburgo e luxemburgueses em Portugal. (Isto, naturalmente, também se aplica às outras nações aqui presentes e que partilham a língua portuguesa). Peço-vos que aceiteis a decisão dos vossos filhos, ainda que algumas vezes vós tenhais sido vítimas de discriminação.

A Igreja não conhece a palavra “estrangeiros”. Estamos todos ao mesmo nível: somos irmãos e irmãs provenientes de muitos países, e com línguas diferentes.
No Luxemburgo, a Igreja e a vida cristã nem sempre são bem vistas, mas não tenham medo e dêem testemunho da vossa Fé. Partilhai a vossa Fé.

A Igreja de Cristo que se reúne em Luxemburgo precisa de vós.

Queridos amigos,

Hoje encerramos os festejos dos cinquenta anos da Missão Portuguesa, mas já estamos a preparar um grande acontecimento para a vida da nossa Igreja: a vinda da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima ao Luxemburgo.

No próximo ano, como penso que já sabem, a Virgem de Fátima vem visitar as nossas paróquias e as nossas famílias.

Como tive a ocasião de dizer em Wiltz, na peregrinação de Maio, a presença da Imagem de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo vai ajudar a valorizar as famílias que temos.

Comecemos desde já a preparar a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que será uma oportunidade para viver e experimentar a misericórdia de Deus através de Nossa Senhora.

Que ela possa ser acolhida com calor humano, alegria e grandes manifestações de fé.

Obrigado a todos, e que Deus vos abençoe.

D. Jean-Claude Hollerich

Arcebispo de Luxemburgo

Homilia 3 de Julho, Missa de encerramento do cinquentenário da Missão Católica Lusófona do Luxemburgo

50 ans de la Mission Portugaise – Voir les Photos :