Breve Nota
da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana
sobre a Semana Laudato si’
A relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, a crítica do novo paradigma e das formas de poder que derivam da tecnologia, o convite a procurar outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada criatura, o sentido humano da ecologia, a necessidade de debates sinceros e honestos, a grave responsabilidade da política internacional e local, a cultura do descarte e a proposta dum novo estilo de vida.
Papa Francisco, Laudato si’, 16
A Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, reunida em videoconferência na tarde do dia 14 de maio de 2020, vem recordar a Semana Laudato si’ (a decorrer entre 16 a 24 de maio) para celebrar o quinto aniversário da encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado com a casa comum, assinada em 24 de maio de 2015.
Esta encíclica é uma inspiração nos momentos de dificuldade que estamos a viver. Encoraja-nos a refletir sobre os valores que partilhamos e anima-nos a criar um futuro mais justo e sustentável.
Com o tema desta Semana – “Tudo está interligado” – sentimo-nos unidos a todos os povos do mundo, pedindo ao Senhor a luz necessária para discernir os caminhos da ecologia humana integral, na procura do bem concretamente possível. «Deus, que nos chama a uma generosa entrega e a oferecer-Lhe tudo, também nos dá as forças e a luz de que necessitamos para prosseguir. No coração deste mundo, permanece presente o Senhor da vida que tanto nos ama. Não nos abandona, não nos deixa sozinhos, porque Se uniu definitivamente à nossa terra e o seu amor sempre nos leva a encontrar novos caminhos» (LS 245).
Sugerimos a visita do sítio de internet https://laudatosiweek.org/pt/