45 remédios para cultivar em casa, mesmo sem quintal

Plantas medicinais para cultivar em casa
Serge Schall
Editorial Presença
128 páginas
12,90 euros

 

Este livro propõe que conheçamos e cultivemos 45 plantas mais ou menos medicinais, de A de “Agastache phoeniculum” (ou hissope-anisado) a V de “Viola tricolor” (ou amores-perfeitos). Os nomes das plantas são apresentados pelo nome científico, em latim, e pela denominação vulgar, em português.
Não sabe o que curam os amores-perfeitos? A infusão é fácil de fazer: “Prepare uma infusão de flores, na proporção de 1 colher de café por chávena de água, e deixe infundir durante 10 minutos. Beba 1 a 3 chávenas por dia”. Os amores perfeitos, diz este livro, ajudam a tratar a tosse e doenças respiratórias, atenuam crises de asma, são diuréticos e laxantes, e ainda tratam uma série de problemas da pele. E as flores podem ser usadas na cozinha, em saladas, por exemplo. São comestíveis.
Da alfazema à passiflora, do alecrim às urtigas, é muito provável que haja lá por casa plantas medicinais. Este livro ensina a cultivá-las mesmo sem jardim ou quintal, bastam vasos, e ensina a fazer as tisanas, xaropes e outros preparados que fazem bem à saúde.