A misericórdia de Deus nas nossas mãos

GEORGINO ROCHA Padre

GEORGINO ROCHA
Padre

Estou a viver o Jubileu da Misericórdia estimulado por circunstâncias diversas que muito me têm provocado. Ser capelão do Lar da Moita constitui um facto acrescido. Apresento algumas que podem abrir caminho a tantas outras.
“Vestir os nus: a roupa da dignidade humana” leva-me a estudar as obras de misericórdia e a procurar a sua versão atualizada. É artigo feito para acompanhar a exposição de artistas vaguenses a pedido da Misericórdia local e ser publicado em livro.
O encontro de formação dos ministros extraordinários da Comunhão proporciona-me a apresentação global da Bula do Papa Francisco em powerpoint, que ficou disponível no sítio da Diocese. Admirável documento que reveste o rosto humano de tantos voluntários que se disponibilizam para o serviço comunitário.
A recitação do terço na capela das Termas de Caldas de Felgueira, em Nelas, faz-me percorrer as passagens bíblicas relacionadas com figuras modelares da misericórdia. Constituiu uma experiência feliz bem acolhida pelos participantes.
“Vicentinos – missionários da misericórdia” é tema proposto na assembleia diocesana das Conferências; tema muito apreciado também pela sua abertura à promoção libertadora de pessoas e famílias.
“Misericórdia tem um rosto público: Os movimentos apostólicos de intervenção social”. Reflexão partilhada com os elementos dos núcleos da Ação Católica Rural, a nível nacional. A misericórdia dá sentido e impregna a espiritualidade dos que se propõem humanizar a sociedade e suas instituições.
“Misericórdia e pastoral sociocaritativa na nossa diocese” é sessão promovida pelo respetivo Secretariado e pretende valorizar o voluntariado cristão em todos os âmbitos do agir pastoral.
“Diáconos permanentes: Missionários da misericórdia” é mensagem da recoleção do Advento dos diáconos permanentes e, depois, aprofundada em diálogo com diáconos e esposas no 2.º aniversário de ordenação do último curso de formação. Revisitando a fórmula da oração consecratória do ritual, surge o apelo ao acolhimento misericordioso e ao serviço pastoral à imagem de Cristo servo de todos.
“Atitudes de misericórdia no agir pastoral dos presbíteros” é meditação realizada na recoleção quaresmal, sobretudo dos nossos padres; à luz do exemplo de Jesus em missão, suas atitudes, gestos e palavras; sublinha a alegria de ser misericordioso no estilo de vida e na paróquia, especialmente, para que esta surja como oásis de misericórdia.
“Obras de misericórdia corporais” é tema que faz parte do programa da celebração do Jubileu pelas Misericórdias sediadas na área da nossa diocese. É apresentado em conferência em que a participação é muito expressiva.
“Misericórdia e partilha solidária” é proposta levada à paróquia da Vera Cruz integrada na semana dedicada aos grupos e associações que promovem o bem-fazer às pessoas ali residentes ou procuram apoio.
“O cristão, mensageiro da misericórdia” surge como conferência integrada na semana bíblica promovida pelo Secretariado de Catequese de Viseu. Participa numerosa assembleia que enche o auditório do Seminário.
“Misericórdia e justiça” é problemática abordada na Comissão Justiça e Paz; outras faces da misericórdia surgem: a relação com os direitos humanos, com a opinião pública, com o trabalho digno e desemprego, com a corrupção e com a “baixa” cotação político-partidária, com o respeito e formação da consciência pessoal e social. Tema a prosseguir, pois as áreas são muito vastas, complexas, e exigem atitudes adequadas.
Muitas outras faces reveste a misericórdia de Deus no rosto de Jesus Cristo e, nele, da Igreja em saída missionária. E em todas perpassa a esperança de alcançar o que se pretende: colaborar no projeto de salvação universal. A vida é mais rica do que a escrita ou a palavra. As dificuldades constituem um apelo para “libertar as energias da esperança, traduzindo-as em sonhos proféticos, ações transformadoras e imaginação da caridade” (AL 59). E, felizmente, há muita gente que no seu dia-a-dia testemunha a alegria de viver com fé a misericórdia integral.