Nos dias 7 e 8 de novembro, realiza-se pela primeira vez em Albergaria o encontro de especialistas e amigos dos moinhos.
O III Encontro Nacional de Molinologia, subordinado ao tema “O que é a Rede Portuguesa de Moinhos?”, irá decorrer na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, nos dias 7 e 8 de novembro, numa organização da Rede Portuguesa de Moinhos e da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, e integra-se nas comemorações dos 180 anos do município albergariense.
O encontro é aberto a todas as pessoas e instituições que promovem o conhecimento, preservação e viabilização dos moinhos tradicionais portugueses, e visa promover a recolha, o aprofundamento e a partilha do “saber e do saber fazer tradicionais ao nível da Etnotecnologia e da Molinologia Portuguesa, criando condições para a capitalização destes saberes ao serviço do desenvolvimento, não deixando que se perca o que têm de único e autêntico nas diferentes culturas regionais”.
O encontro integra o workshop “Já – Viveiro de Projectos”, onde “os empreendedores (instituições públicas ou privadas, indivíduos, activistas associativos, empreendedores sociais ou de negócio) apresentarão as suas ideias de projectos de reabilitação e refuncionalização de moinhos e as mesmas serão desenvolvidas em ambiente de comunidade de prática e posteriormente acompanhadas pela Etnoideia até à sua concretização efectiva”.
No primeiro dia dos trabalhos, decorrerá ainda uma feira de projectos e produtos. No segundo dia, haverá uma visita guiada por diversos núcleos de moinhos da região, dando a conhecer as diversas tipologias de moagem existentes (moinhos de vento, azenhas, moinhos de água, mós manuais, atafonas…) em concelhos como Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Ílhavo e Vagos.