Apelo às vocações no dia da festa do escutismo

Aspeto dos escuteiros, nas sombras do parque, virados para o altar da celebração

D. António Moiteiro institui dois acólitos, a caminho do presbiterado, e pediu aos dois milhares de jovens que coloquem a questão de ser padre, consagrado ou consagrada.

 

D. António Moiteiro fez um forte apelo vocacional aos cerca de 2100 jovens que participaram no dia de S. Jorge – Dia da Região, no domingo, 23 de abril, em Aveiro. Durante a homilia, no Parque Infante D. Pedro, o Bispo de Aveiro realçou que “Deus tem um projeto de vida para cada um” e convidou os jovens a colocarem a si próprios as questões: “O que Deus quer de mim?”; “Será que no meu projeto de vida entra o ser chamado? Entra o ser sacerdote? O ser consagrado ou consagrada? O entregar a vida ao serviço do Evangelho?” “Deus quer que sejamos felizes e a nossa felicidade depende muito da resposta positiva ao projeto que Deus tem para nós”, rematou, depois de ter chamado pelas diversas secções escutistas (lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e dirigentes), deixando um recado aos adultos que dirigem os agrupamentos escutistas: “Os agrupamentos são o que forem os dirigentes”.
Na celebração, o Bispo de Aveiro instituiu no ministério dos acólitos os seminaristas Jorge e Pedro (ver texto ao lado), que assim “sobem um degrau na escada” que os pode levar ao sacerdócio ministerial.
O Dia de S. Jorge, marcado para Aveiro para assinalar a chegada do escutismo à Diocese há 90 anos, foi dinamizado com jogos durante a manhã, no Cais da Fonte Nova, e com uma caminhada e Eucaristia à tarde, sempre com muitos cânticos e gritos, como é típico nos encontros dos escuteiros. José Carlos Santos, chefe regional, disse ao Correio do Vouga que o dia foi muito positivo, tendo contado com a participação de 43 dos 46 agrupamentos da Região de Aveiro (corresponde à Diocese). Na mensagem final aos escuteiros, após a Missa, José Carlos Santos realçou que o escuta, dos “incómodos” faz “desafios”, nas “dificuldades” vê “oportunidades” e percorre “caminhos tortuosos” porque “moldam o carácter”.
O Dia de S. Jorge terminou com a entrega de prémios às equipas que venceram os jogos matinais. O presidente da Junta da Glória e Vera Cruz, Fernando Marques, a vereadora Raquel Madureira e o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, entregaram os troféus às equipas Biqueirão, de Avelãs de Cima (3.º), Safio, de Ílhavo (2.º) e Pimpão (1.º lugar, como no ano passado), também de Avelãs de Cima.

 

Dois acólicos a caminho do presbiterado

Pedro Rafael Araújo de Oliveira (à esq.) tem 24 anos e é da paróquia de Ribeira de Fráguas (Albergaria-a-Velha). Anda no Seminário dos Olivais e frequenta o 5.º ano do curto de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, tal com Jorge Manuel dos Santos Gonçalves (à dir.), que tem 26 anos e é da paróquia de Recardães (Águeda).

 

Novo agrupamento escutista em Oliveira  do Bairro

Vai ser fundado no dia 30 de abril, com as primeiras promessas escutistas, na Missa das 10h00, o Agrupamento n.º 1396 do CNE (Corpo Nacional de Escutas) de Oliveira do Bairro. Na véspera, há uma vigília de oração, pelas 21h30.