Cresce mais número de turistas franceses. Prioridade é levar os turistas a passarem mais tempo na região.
Até ao final de agosto, houve mais 40% de atendimentos no posto de turismo de Aveiro. De junho a agosto 2015, registaram-se mais 43,64% turistas espanhóis, 74,5% turistas franceses e 38,31 % turistas nacionais. Os dados foram revelados pela Turismo Centro de Portugal (TCP), em conferência de imprensa, no dia 1 de outubro.
Pedro Machado, presidente da TCP, destacou a tendência de crescimento evidenciada desde janeiro de 2015 (ver gráfico). Segundo qualquer critério, este ano é objetivamente o melhor de que há registo no setor.
A estes números responde uma realidade concreta bem percetível, que tem merecido a atenção e aplauso dos críticos tanto dentro como fora de portas. Só no presente ano, Aveiro e a região centro arrecadaram dois importantes galardões internacionais, nas categorias de melhor stand turístico e melhor região nacional.
Para o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, os resultados refletem o bom momento do turismo nacional, mas também as condições extraordinárias da Região Centro, que têm sido aproveitadas da melhor forma pelo trabalho conjunto de autarquias, empresas e agentes dos sectores da hotelaria e da restauração. Como exemplos em que se “somaram capacidades de mobilizar”, José Ribau Esteves destacou o fim da taxa turística, a definição de regras comuns para o sector marítimo-turístico e ainda as novas atividades de “atração dinâmica” (os “tuk-tuk”). A isto acrescentou que, apesar dos resultados positivos, há muito trabalho pela frente, diagnóstico em que teve a concordância de Pedro Machado, que apontou a necessidade de continuar o “rebranding da marca centro”, isto é, construção de uma imagem própria, identificável e atrativa, para mercados externos e internos.
A prioridade é mesmo conseguir maior articulação entre subrregiões, capaz, nomeadamente, de unir os locais de atração num percurso unitário, capaz de fixar os visitantes durante mais tempo. Só assim, insiste, se conseguirá realizar o desejo expresso no lema da campanha conjunta da Câmara e do Turismo de Centro: “Um dia é bom, dois é ótimo, três nunca é demais”.
António Ramos Pereira
Comentários online sobre hotéis são cruciais para captar turistas
Segundo um recente estudo da Universidade de Aveiro, os comentários publicados nos “sites” da especialidade têm uma importância decisiva na hora de reservar um hotel. “Os comentários prestam informação precisa, credível e confiável”, ou assim o dizem as cerca de 300 pessoas entrevistadas, utilizadores da Internet que já efetuaram reservas de alojamento através de plataformas online.
O mesmo estudo revela que, apesar de as vendas online já representarem uma quota de mercado considerável, a maioria dos turistas ainda opta por reservar os quartos contactando diretamente o hotel. A equipa de investigação justifica este resultado com o facto de os preços praticados pelo hotel serem iguais aos indicados pelos respetivos intermediários online.
De resto, o fator preço parece já não ser determinante como outrora. Conta cada vez mais, para a preferência de um local, a existência de opiniões bem fundamentadas, credíveis, dadas por quem já esteve no local. Além disso, são determinantes também para a imagem e reputação das empresas”.
Como tal, o estudo recomenda à gestão hoteleira que foque a atenção no “feedback” disponível e o utilize como ponto de partida para uma interação com o cliente, respondendo sempre que possível a questões e comentários. O acompanhamento, afinal, pode “ajudar a identificar perfis e necessidades” e “facilita a deteção e resolução de problemas”.
O estudo foi desenvolvido por Romeu Lopes, doutorando em Marketing e Estratégia.