Bispo de Aveiro insiste na formação cristã e propõe escola arciprestal para leigos

D. António Moiteiro, com o pároco, P.e António Cruz,
crismou 40 pessoas

Encerramento da visita pastoral a Ílhavo. D. António Moiteiro realçou que é preciso conhecer a Bíblia e os fundamentos do cristianismo para uma fé mais convicta e um anúncio mais credível.

 

O Bispo de Aveiro encerrou a visita pastoral à Paróquia de São Salvador, Ílhavo, no domingo, 26 de março, apontando “três desafios” aos cristãos, desafios que deseja que sejam refletidos pela equipa pastoral e pelos padres que servem a “comunidade de comunidades”. O primeiro é á “prioridade ao anúncio de Cristo Ressuscitado”, em sintonia com o que o Papa Francisco tem proposto para toda a Igreja, porque “não é a mesma coisa ter conhecido Jesus ou não O conhecer, não é a mesma coisa caminhar com Ele ou caminhar tateando”. O segundo desafio é “comum à Diocese” e tem sido proposto às restantes paróquias do arciprestado de Ílhavo: ter “itinerários de formação cristã”, que se podem concretizar a nível arciprestal numa “escola de teologia para leigos”. “É preciso conhecer os fundamentos do cristianismo… as Escrituras… os Evangelhos”, disse D. António Moiteiro, pois, “sem conhecimento não temos o fogo necessário para sermos evangelizadores”. O último desafio relaciona-se com a pastoral das vocações, tanto para a vida religiosa ou consagrada como para o matrimónio. Como salientou o Bispo de Aveiro, numa paróquia que tem três comunidades de consagrados e vários leigos que “vivem os votos evangélicos em suas casas”, aprofundando-se o amor em família, com famílias felizes, mais possibilidades têm de florescer as vocações de consagração.
Na homilia, o Bispo de Aveiro, lembrando alguns momentos dos quinze dias de visita – dos encontros nas várias comunidades à visita aos doentes, da visita às empresas e aos poderes civis e sociais aos encontros com crianças e jovens –, afirmou que “mais do que esperar frutos no imediato”, o resultado da visita pastoral depende principalmente do “coração de cada um” e das “respostas de cada um ao que Jesus, Bom Pastor, vai pedindo”. A visita do Bispo de Aveiro, que já não se realizava há 24 anos, “foi um momento de graças e de bênção”, disse.
D. António Moiteiro crismou 40 pessoas, principalmente jovens, que, como referiu o pároco, P.e António de Almeida Cruz, recebendo o “sacramento do apostolado”, devem mostrar “disponibilidade e disposição para servir”, “para serem presença atuante de Cristo”.
Com a visita a São Salvador, D. António Moiteiro concluiu a visita às seis paróquias do arciprestado. O encerramento arciprestal, contudo, será apenas no dia 15 de junho, na Solenidade do Corpo de Deus.