No sábado, 25 de março, o Centro Universitário Fé e Cultura – CUFC – celebrou o seu 30.º aniversário. 30 Anos que foram festejados com alegria, apesar da chuva. A proposta para todos os que frequentam e frequentaram o CUFC, desde estudantes universitários, a professores, investigadores e funcionários, iniciou-se logo pela manhã com o Aveiro Race. Esta atividade começou por volta das 10h30 e propunha a todos aqueles que quisessem participar a instalação de uma aplicação (feita para a ocasião) que tinha como base o mapa da cidade, com alguns pontos de paragem obrigatória para responder a algumas questões. A meio do percurso, foi oferecido aos participantes um Ovo Mole, uma das iguarias da cidade. Este docinho, bem como os prémios finais, foram possíveis graças à empresa “Ideias.salgadas” e à APOMA. Esta atividade permitiu a interação com a população de Aveiro, assim como possibilitou aos participantes o conhecimento da Cidade onde estudaram e ainda estudam.
De volta à “Casa fora de casa” (lema utilizado pelo CUFC), foi tempo de reencontro entre participantes, mas acima de tudo, entre amigos. Conversas de como era antigamente e como é na atualidade, de como fizeram e de como se faz no momento foram surgindo espontaneamente no almoço, sendo o mesmo partilhado. De estômago cheio, os presentes começaram a preparar-se para agradecer a Deus pelas pessoas que sonharam com este projeto que é a Pastoral de Ensino Superior e que ainda sonham, pois o CUFC existe, não só por os que idealizaram mas também por aqueles que neste momento dão vida à Casa.
Assim, por volta das 15h teve início a Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo, D. António Moiteiro. Por coincidência, até a nível religioso se celebrou a alegria. Os “mais velhos” (que estiveram na fundação do CUFC) estavam com uma alegria contagiante e de lágrimas nos olhos, pois perante as dificuldades permaneceram firmes, não por eles, mas pelos que vinham de fora, não por eles, mas por Deus. Os “mais novos” (onde se incluem os universitários e os que acabaram o curso há pouco tempo) esses, partilhavam a alegria dos mais velhos, onde o Céu é o limite e que sonhar vale a pena; vale a pena acreditar e que dificuldades sempre teremos. Acreditar e confiar; fazer pelos outros e não por nós mesmos, foi o que os “mais velhos” sem qualquer intenção transmitiram para os “mais novos”.
As comemorações destes 30 anos de vidas que passaram pelo CUFC continuam. De seguida, foi apresentada a placa indicativa da oferta das árvores pela Portucel em 25 de março de 2012. Essa placa foi colocada junto às árvores, no campus. Para lançar o monumento, contamos com a presença dos Professores Paulo Cachim e Paulo Bernardino, bem como um representante da empresa Pavicentro, a quem agradecemos a dedicação e gratuidade. O monumento inspirado na “Arca de Noé” servirá para deixarmos a mensagem numa “Arca”. A mesma será revelada daqui a uns anos, uma espécie de cápsula do tempo. Depois foram revelados os resultados do Aveiro Race. Um momento de pura descontração, pois as equipas revelaram-se muito originais na atribuição dos nomes. Posteriormente, já a hora se adiantava, foi altura de se cantar os Parabéns. Depois do bolo, foi altura de arrumar a Casa e de cada um voltar à sua casa.
Na memória e no coração, mais do que as comemorações de 30 anos de existência, fica a Celebração de 30 Anos de Vidas que passaram, passam e continuarão a passar pela Casa; na memória e no coração fica a Celebração daqueles que sonharam, sonham, deram e dão a vida pela Casa.
A todos os que sonharam: Obrigada!
Aos que sonham e fazem acontecer: Não desistam! Dificuldades sempre haverão. Acreditem, pois o céu é o limite.
#CUFC #Atuacasaforadecasa #30Anos #Vidas
Natália Faria