Memória CV – Há 67 anos No dia 7 de Maio de 1939, a Irmandade do Senhor dos Passos entregou em definitivo aos padres Carmelitas a igreja do Carmo. Há 67 anos, portanto. O acto significou a conclusão do regresso dos padres da Ordem do Carmo à Cidade dos Canais, de onde haviam sido expulsos em 1834, tal como as restantes ordem religiosas, em todo o país, por ordem de Joaquim António de Aguiar, que a história alcunhou de “mata-frades”. A nota destes factos surgiu no Correio do Vouga, não em 1939, mas a 14 de Abril de 1975, num artigo assinado por P. Ferreira, intitulado “Padres Carmelitas: Presente!”
Os Carmelitas estão em Aveiro desde 28 de Outubro de 1613. A fundação do primeiro “pombal” (assim se referia Teresa de Ávila às comunidades carmelitas) esteve a cargo da embaixada constituída por Fr. José de Jesus Maria, Fr. Pedro Santa Maria, Fr. José da Encarnação, Fr. Domingos do Espírito Santo e Fr. Lourenço de S. João Baptista. O primeiro convento em Aveiro ficava numa casa de Gil Homem da Costa, perto da capela de S. Gonçalinho. Daí passaram para o solar de D. Beatriz Lara de Menezes, até à construção do convento, concluída em 1620. No ano passado, em Abril, como noticiou o Correio do Vouga, os padres carmelitas inauguraram o moderno convento, onde actualmente residem.
