Celebrações litúrgicas do dia de Santa Joana

As celebrações religiosas do dia de Santa Joana, 12 de maio, começam às 9h15, na Igreja de Jesus – Museu de Aveiro, com o compromisso sete ‘Aias’ e de cinco ‘Cavaleiros’, com imposição do chapéu armado e as investiduras de quatro ‘Irmãos’.
Segue-se a missa concelebrada na Catedral, às 10h, finda a qual se rumará ao Túmulo de Santa Joana e se recitará a oração pro-canonização.
A procissão inicia-se às 16 horas e compõe-se nos moldes similares aos de 2017.
Em 2018, integram a procissão 152 elementos dos graus juvenis, com a particularidade de este ano se fazer representar, pela primeira vez, a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, de Arouca. Esta bem-aventurada, apesar de pertencer à primeira dinastia portuguesa, é ainda uma antepassada da Padroeira de Aveiro.
Com saída da Sé e percorrendo as ruas Batalhão Caçadores Dez, Nascimento Leitão, de Coimbra – onde procederá ao arremesso de pétalas e de papelinhos com as cores da cidade, a partir dos Paços do Concelho –, praça Humberto Delgado, rua de José Estêvão, largo da Apresentação, praça 14 de Julho, rua Domingos Carrancho, praças Melo Freitas e Humberto Delgado, ruas Clube dos Galitos, Belém do Pará, Gustavo Ferreira Pinto Basto, praça Marquês de Pombal, avenida de Santa Joana, recolhendo na Igreja de Jesus. No trajecto, causará sempre a melhor impressão o primoroso adorno dos andores de São Domingos e da Padroeira e a exposição anual nas nossas ruas das suas relíquias (madeixa de cabelo, correia e parte do seu hábito). Preside às celebrações, organizadas pela Irmandade de Santa Joana Princesa, o Bispo de Aveiro.