Dezanove grupos e associações presentes no primeiro “Cacia Social e Associativa”

Ana Catarina Carvalheira, à direita, e outros elementos da Conferência Vicentina de Cacia

Ana Catarina Carvalheira, à direita, e outros elementos da Conferência Vicentina de Cacia

Foi um sucesso, pela participação de grupos e pela adesão popular, o primeiro encontro “Cacia Social e Associativa”, que decorreu no domingo, 8 de novembro. No pavilhão do Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe estiveram representados 19 grupos da paróquia e da freguesia de Cacia, das Conferências Vicentinas, a quem coube liderar a organização do evento, ao Clube Estrela Azul (futebol), do grupo de leitores e acólitos da paróquia à Colectividade Popular de Cacia (remo e canoagem), do Centro Social e Paroquial ao grupo columbófilo.
Ana Catarina Carvalheira disse ao Correio do Vouga que a ideia do evento partiu do pároco, P.e Rogério Oliveira: “Ele lançou-nos a ideia de mostrarmos a todos o que a paróquia e a freguesia têm para oferecer em termos sociais e associativos”. A presidente das vicentinas realçou que o evento, na sua primeira edição, foi coordenado pelo seu grupo, que é de matriz católica, mas na próxima edição terá coordenação de um clube da freguesia, o CENAP (Clube Atlético Póvoa Pacence). “Vamos passar o testemunho ao CENAP porque pretende-se que a organização alterne entre um grupo da paróquia e outro da freguesia”, disse.
Ao longo do dia, cada grupo mostrou no seu espaço as suas atividades e ofereceu folhetos e outro material de divulgação. De manhã, celebrou-se a Eucaristia no pavilhão. À tarde, as coletividades cantaram, dançaram e fizeram ginástica, entre outras atividades, perante uma plateia sempre bem composta.