Jorge Sampaio, Presidente da Rota da Bairrada: “Vamos percorrer o país com uma forte campanha pela Rota da Bairrada”

Jorge Sampaio: “A Rota da Bairrada cresceu, tem mais de quatro dezenas de associados”

Jorge Sampaio: “A Rota da Bairrada cresceu, tem mais de quatro dezenas de associados”

 

Jorge Sampaio, vereador da Câmara de Anadia, preside à Associação Rota da Bairrada e Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal. O reconhecimento vitivinícola internacional da Bairrada e do país pode projetar o enoturismo como uma das bandeiras na atração de visitantes. Entrevista conduzida por Júlio Almeida.

 

CORREIO DO VOUGA – O que é a Associação Rota da Bairrada?
JORGE SAMPAIO – Surgiu na evolução do projeto Rota do Vinho da Bairrada. As Rotas do Vinho foram aparecendo no país durante a década de 80 e a Bairrada, como é lógico, implementou a sua. Em 2003, concluiu-se que não era o modelo adequado, só de produtores precisavam. Hoje promove a região como destino turístico. Ninguém vem cá só para beber vinho ou serão muito poucas as pessoas que o fazem. Hoje é um projeto mais amplo, abrangente, para desenvolver o enoturismo, que envolve toda a oferta que existe. Demorou três anos, até 2006, a fazer a remodelação. Desde logo no nome, para Rota da Bairrada. [Representa] maior abrangência de oferta de produto turístico, não é só vinho, incluindo a restauração, os hotéis, as empresas de animação e, claro, os municípios, que são voz ativa neste processo. Temos oito municípios neste projeto. E maior abrangência de território, que não é só a área da região demarcada. Estas foram as grandes reformas. A Rota da Bairrada cresceu, tem mais de quatro dezenas de associados. Estamos a crescer e sentimos isso. Representamos todos os setores que pretendíamos.

 

Começa a ter massa crítica sustentável?
Sim. Os primeiros anos foram de organização e a oferta a partir do enoturismo. Motivar os agentes para coisas como ter visitas, horários para o público. Com campanhas a promover a Bairrada. Criámos material promocional, as rolhas de sinalização, um sítio [digital] muito interessante e útil [www.rotadabairrada.pt]. Neste momento, vamos pegar nisto tudo, sair da região e percorrer o país, com uma forte campanha a iniciar este ano em Lisboa com os nossos agentes e os oito municípios.

 

Levando os vinhos, o turismo, a Bairrada no seu todo?
Sim, a marca Bairrada, um território como destino turístico de enoturismo. Temos dois polos importantíssimos: Aveiro e Coimbra. Achamos que temos de ter uma forte ligação. As duas cidades também ganham mais oferta, para além da que têm.

 

 

Leia a entrevista completa na edição em papel do dia 15 de abril de 2015