O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) lançou, no passado sábado, o portal “Homens e Navios do Bacalhau”, vocacionado para a recolha e partilha da memória coletiva da grande pesca, pelo que permite a inclusão, por parte dos tripulantes ou dos seus familiares e amigos, bem como da comunidade em geral, de novas informações, imagens, vídeos ou documentos.
Na base deste portal estão duas bases de dados, uma que reúne as fichas de inscrição do Grémio dos Armadores dos Navios da Pesca do Bacalhau, e outra os dados da Frota Bacalhoeira Portuguesa referentes ao período de 1835 a 2005. Por isso, o portal é um autêntico “museu virtual do património humano da pesca do bacalhau que relaciona dois elementos fundamentais para a pesca do bacalhau: os homens e os navios”.
O portal, que pode ser acedido na página eletrónica do Museu Marítimo de Ílhavo, permite a pesquisa através dos dados dos homens (tripulantes) que andaram na pesca do bacalhau, no período entre 1922 e 1976, ou através dos respetivos navios.
A apresentação do portal inseriu-se no programa da Festa dos Bacalhoeiros, realizada no âmbito das comemorações do 80.º aniversário da fundação do Museu Marítimo de Ílhavo, evento que reuniu cerca de duas centenas de antigos pescadores do bacalhau, oriundos dos mais diversos pontos do país, numa jornada que incluiu uma visita guiada ao MMI e ao Navio Museu Santo André, e ainda um almoço partilhado de convívio.
C.F.