Decorreu de 27 a 31 de julho, o III Acampamento Nacional do MAAC – Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças, na Palhaça (Oliveira do Bairro) com o slogan “Viver a Alegria na Diversidade e União”.
Este acampamento contou com a participação de 126 pessoas entre as quais crianças, adolescentes, acompanhantes e voluntários das dioceses de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Santarém, Lisboa, Setúbal e Angra, e teve como objetivos principais:
- Aprender a respeitar a individualidade e a diferença de cada um;
- Crescer em harmonia, união e paz;
- Criar amigos e conhecimentos;
- Perder a vergonha e participar mais;
- Aprender a sermos mais amigos e melhores pessoas;
- Redescobrir o valor da entreajuda e do respeito;
- Ligarmo-nos a Jesus sem telemóvel.
Ao longo destes 5 dias foi abordado o slogan através do método de Revisão de Vida – Ver, Julgar e Agir.
Na etapa do Ver, discutimos em grupos como nos sentíamos e lidamos com as nossas diferenças e as dos outros. Na nossa opinião, esta etapa foi importante porque permitiu-nos conhecer melhor a nós próprios, nomeadamente as nossas diferenças.
Na etapa do Julgar, fizemos um jogo de pistas que tinha como conteúdos:
- Valorizar e respeitar a diversidade;
- Alegria em ir ao encontro do outro (construir pontes de confiança);
- Construir a paz na diversidade (gerir conflitos);
- União para transformar o mundo; Graças pela vida – Alegria – Amor de Deus; Bondade em cada um de nós.
Consideramos que esta etapa foi interessante e divertida, porque aprendemos a não gozar as pessoas e a respeitar os outros.
Na etapa do Agir, cada um assumiu uma atitude nova, que devemos aceitar as diferenças como coisa boa e com alegria; sermos tolerantes. Em grupo: divulgar as conclusões do acampamento no bairro e na igreja, ver o filme Wonder-Encantador” e discuti-lo com o público, refletir o racismo e preconceito, trabalhar as acessibilidades na igreja, fazer vídeo sobre “a diversidade e aceitar as diferenças”, intercâmbios entre grupos para nos conhecermos melhor e expandir o MAAC a outras zonas para mostrar o que fazemos, contatar os sem abrigo e os idosos.
Durante estes 5 dias fizemos oração da manhã e da noite, tivemos celebração no domingo com o nosso assistente Pe Manuel Simões e com Pe Emanuel Valadão; fomos à piscina que foi um espaço agradável que possibilitou brincarmos e convivermos. Tivemos também diferentes oficinas entre as quais: gastronomia; carpintaria; música; jornalismo; costura; dança; teatro; artes e desporto, que nos permitiram aprender coisas novas.
Resumindo, este acampamento foi divertido, possibilitou-nos aprender, conhecer pessoas novas e compreender que todos somos diferentes e brincarmos com muita alegria e tornando-nos mais unidos.
Elaborado pela Oficina de Jornalismo:
Diana Conde, 10 anos; Andreia Prino, 10 anos; Emma Saraiva, 10 anos; e as acompanhantes Elsa Reis e Miriam