Cuidar da Casa Comum, é tarefa nossa e de cada um!

Realizou-se ontem, 5 de dezembro de 2020, a XVII Assembleia Nacional do MAAC, por videoconferência. Participaram acompanhantes e delegados dos grupos de crianças e adolescentes das dioceses de Setúbal, Lisboa, Santarém, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga.

Da ordem de trabalhos constou a aprovação do horário e regulamento desta Assembleia, da ata da Assembleia anterior, relatório de atividades 2017 a 2020, o resumo da tesouraria e o parecer do Conselho Fiscal. Foi também aprovado o plano de ação para os próximos três anos e o lema; “Cuidar da Casa Comum, é tarefa nossa e de cada um!”.

Seguiu-se a eleição do novo Executivo Nacional e do Conselho Fiscal. Como Coordenadora Nacional foi eleita Manuela Leal da diocese do Porto, como Secretária a Goreti Real da diocese de Santarém e como Tesoureira a Liliana Freire da diocese de Setúbal.

Como objetivos aprovados destacam-se; “As crianças e adolescentes serem protagonistas, no seu meio, na Igreja, na sociedade e no MAAC”; “Escutar e ler os sinais das realidades vividas, com ajuda dos acompanhantes”; “Consciencializar para serem agentes ativos na evangelização”.

Das atividades aprovadas destacam-se o Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes (ENCA) em 2021, o IV Acampamento Nacional em 2022 e a Assembleia Nacional em 2023, se já não existir o perigo da pandemia.

Terminámos com os depoimentos dos antigos e atuais responsáveis do MAAC e da bênção do nosso atual assistente nacional o Padre Quim Tó, da diocese da Guarda.

A Equipa Executiva