Francisco recebe hoje mais de sete mil meninos e meninas no encontro «Aprendamos com as crianças»

Cidade do Vaticano, 06 nov 2023 (Ecclesia) – O jovem português Tomás Adrego participa hoje num encontro com o Papa Francisco, que reúne mais de sete mil crianças de 84 países, na Sala Paulo VI, no Vaticano, a partir das 14h00 locais (menos uma hora em Lisboa).

“O Tomás está feliz e entusiasmado para viver esta experiência única. Para o acompanhar nesta aventura, contamos com a disponibilidade da sua mãe, Neves Jesus, que também é acompanhante e faz parte do MAAC”, informa o Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças (MAAC), numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Esta segunda-feira, o Papa Francisco vai encontrar-se com “mais de sete mil crianças de 84 países”, que vão “partilhar as suas esperanças e preocupações para o futuro”; chegam ao Vaticano em oito comboios e 63 autocarros, informou, este sábado, a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Tomás Adrego de 12 anos de idade, é natural de Santa Maria da Feira (Diocese do Porto), pertence ao MAAC e foi escolhido para representar Portugal neste encontro mundial.

Com o tema ‘Aprendamos com as crianças’, esta iniciativa que foi anunciada pelo Papa após a recitação do Angelus do dia 1 de outubro, acompanhado por cinco crianças em representação dos cinco continentes, na janela do Palácio Apostólico.

Segundo o programa, a partir das 14h00, na Sala Paulo VI, destacam-se cânticos das escolas, do Coral Antoniano e da cantautora italiana Erica Boschiero; às 14h40, o cardeal português D. José Tolentino Mendonça profere umas palavras de boas-vindas, e seguem-se testemunhos e canções de crianças do Vietname, da Austrália, do Brasil – região da Amazónia e favelas do Rio de Janeiro.

O Papa Francisco é recebido com canções, a partir das 15h30, e cinco crianças saúdam-no – Pamela, 7 anos, da Síria; Seraphim, 7 anos, da Ucrânia; Alessio, 10 anos, do Benim; Alejandro, 7 anos, da Guatemala e Tomas, 9 anos, da Austrália -, seguindo-se o discurso de Francisco.

Depois, 14 crianças, dos cinco continentes, vão fazer perguntas ao Papa, há um gesto de paz entre as crianças, e vão ser oferecidos cinco globos a dez crianças, dois por continente.

O encontro é patrocinado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, presidido por D. José Tolentino Mendonça, organizado em parceria com a Comunidade de Sant’Egidio, a Cooperativa Auxilium, as empresas Trenitalia e Busitalia, Escritórios Escolares Regionais, e o apoio do mundo franciscano, da Fundação PerugiAssisi e da Federação Italiana de Futebol.

Em Portugal desde 1982, o Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças (MAAC) surgiu independente de outros movimentos da Ação Católica para crianças e adolescentes, dos 6 e 16 anos, acompanhadas por jovens e/ou adultos; é uma entidade filiada ao Movimento Internacional do Apostolado de Crianças (MIDADE), desde 1986.

CB