Pré-Seminário faz balanço do ano: “Eis-me aqui, envia-me”

Pré-seminaristas mais novos
e mais velhos

No fim de semana de 10 e 11 de junho tivemos o último encontro geral do pré-seminário, terminando no domingo, num dia de encontro, partilha, celebração e convívio com os pais dos rapazes que acompanhamos. Foi com alegria que durante o dia de sábado os rapazes foram convivendo e prepararam a festa das famílias, com o cuidado da oração, da liturgia, e das pecas de teatro alusivas ao ano vivido e recordando o chamamento de David, entre outros momentos mais engraçados. É nossa vontade cuidar destes rapazes que, do 7.º ao 12.º anos, nas suas idades características e maturidade específica, tentando ajudar a dar passos em ordem a perceber qual o chamamento que Deus faz a cada um, sem medo de propor ao presbiterado. Neste momento, e sobretudo por causa da iminência dos exames nacionais, não nos é possível dizer quantos avançarão para entrada em seminário menor e maior.
Já no passado dia 3 de junho tinha ocorrido um encontro do Pré-seminário para rapazes dos 5.º e 6.º anos. Foi um tempo que teve como inspiração a missão de Isaías, e a sua disponibilidade para o serviço do Senhor, à luz da frase “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6, 8). O encontro contou com 31 rapazes, todos cheios de energia, sendo que a maioria já tinha participado em encontros anteriores. Estes vieram das paróquias de Branca, Salreu, Eixo, Glória-Sé, Aradas, Nossa Senhora de Fátima, Oiã, Palhaça, Vagos, Santo António de Vagos, Soza, Amoreira da Gândara, Troviscal, Pessegueiro do Vouga, Ílhavo, Sever de Vouga e Dornelas.
Depois de momentos para explorar o espaço do Seminário, houve tempo para olhar mais de perto para a figura de Isaías e perceber a vida como missão disponibilidade para Deus. No final do dia celebrámos a Eucaristia com os pais e os catequistas, na capela do Sagrado Coração de Jesus no Seminário.
Este ano, no seguimento do lema próprio, “Quero fazer uma aliança contigo”, percorremos alguns dos patriarcas, juízes e profetas do Antigo Testamento. Temos consciência da fragilidade do nosso trabalho diante dos convites do nosso tempo e percebemos que a nossa proposta vocacional está intimamente ligada com a colaboração das paróquias e movimentos e com a oração conjunta da nossa diocese. Como sempre, procuramos ajudar a crescer os rapazes que em sinceridade se abrem ao nosso acompanhamento.
O pré-seminário interrompe agora os seus encontros mensais, regressando em setembro com o encontro geral. Contudo, decorrerão alguns encontros vocacionais para os rapazes que já acompanhamos.
Fica finalmente, em meu nome, o obrigado a todos quantos colaboraram nestes encontros, a quanto os promovem nas suas comunidades e rezam pelo pré-seminário.

 

João Santos
Padre, diretor do Pré-Seminário