Feira de tecnologia possibilitou diálogo entre empresas, mas queria mais destaque mediático

Participaram cerca de sessenta organismos e empresas ligados às novas tecnologias. Foto de Hugo Mostardinha

Seis dezenas de centros de investigação e empresas mostraram no Parque de Exposições de Aveiro o que têm de melhor em tecnologia.

Durante os dias 17 e 18, Aveiro foi palco da primeira edição da Techdays, uma feira que reuniu investigadores, empresas e utilizadores das tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE), para expor projetos e discutir ideias para o sector.
Organizado pelo Instituto de Telecomunicações (IT) em parceira com a Universidade de Aveiro (UA), o evento contou com a presença de cerca de seis dezenas de centros de investigação e empresas da área, mais de meia centena de expositores e foi visitado por mais de um milhar de pessoas.
O programa incluiu sessões de debates sobre temas relevantes para as TICE, exposições de posters e demonstradores dos produtos concebidos em centros nacionais de I&D (investigação e desenvolvimento); uma feira de tecnologia dedicada à indústria das TICE (tecnologias de informação, comunicação e eletrónica); e ainda uma mostra tecnológica de Municípios e Smart Cities (cidades inteligentes). Entre os expositores – vindos de áreas tão distintas como marketing, o design, a robótica, o desenvolvimento de software ou consultoria para indústria – contavam-se nomes como a Anacom, a Wavecom, a Uninova, a Força Aérea Portuguesa ou a Evoleo.
O objetivo central – juntar indústria, academia e consumidores num mesmo espaço de partilha e discussão, numa escala digna da “maior montra de tecnologia” nacional – parece ter sido conseguido. O balanço, de resto, é extremamente positivo. Marcelino Pousa, responsável da organização, destaca o carácter inovador da ideia, o seu alcance, e, sobretudo, os frutos do diálogo entre operadores tão distintos, vindos tanto da indústria ou das empresas, como da investigação universitária. A conjugação de esforços, na lógica da Universidade-empresa, está a dar um contributo de monta para firmar um “cluster” das telecomunicações e da informática na região de Aveiro, como comprovam casos de sucesso como a PTinovação ou, mais recentemente, a Wavecom e Uartrónica, empresa que tira particular vantagem da ligação à academia e consegue uma a cadeia completa da investigação à produção de hardware para um setor (o eletrónico). Como ponto a procurar corrigir para futuras edições, aponta-se a fraca divulgação nos media nacionais, incompatível com a natureza e ambição da feira

António Ramos Pereira

 

O que oferecem alguns dos participantes

 
“Partilha inteligente de bicicletas”
Pela Citibrain, Luís Caturna realça o estabelecimento de parcerias e a oportunidade para se dar a conhecer como agente no mercado das “cidades inteligentes”. Mais do que oferecer tecnologia, procura-se apresentar métodos de desenho, conceção e utilização de sistemas (a dita “inteligência”) que permitam obter soluções para uma melhor e mais eficiente gestão dos recursos, e, em última análise, promover a qualidade de vida no meio urbano. Entre as várias ideias que tem desenvolvido, a Citibrain trouxe um projeto muito ao gosto da cidade: o Smart Bike Sharing (à letra: “partilha inteligente de bicicletas”), um sistema inovador, pensado para bicicletas elétricas, que alia a novidade tecnológica a uma preocupação com a sua funcionalidade social.

 
Segurança nos passaportes eletrónicos
Isabel Pinto, gestora da Evoleo, elogiou a organização do evento, sublinhando a diversidade e qualidade dos projetos expostos, bem como o grau de exigência técnica das palestras. De momento, além estar a desenvolver uma plataforma de segurança avançada para ser usada com a próxima geração de passaportes eletrónicos, a Evoleo coordena a nível europeu um projeto na área espacial, em que participam “gigantes” como a Airbus.

 

Gerir ligações
Também presente no certame, a WaveCom – empresa aveirense líder em vários segmentos do mercado das telecomunicações, como o suporte de engenharia nas tecnologias wireless – apresentou o FSContact. Um produto que, apesar de novo, segundo o administrador Mário Rui Santos, tem já uma posição destacada no mercado e fornece o serviço de apoio de grandes empresas como os CTT, a Barclay Card, ou a Volkswagen. O FSContact serve para gerir em qualquer ponto do mundo os canais de ligação a clientes, fornecedores e outros elementos relacionados com uma empresa ou serviço.