
“Somos chamados a descobrir Cristo nos pobres, a aprender a estar com eles, a (sa)ir ao seu encontro nas várias formas de pobreza. (…) No espírito penitencial da Quaresma far-nos-á bem questionar-nos: de que podemos privar-nos a fim de ajudar e enriquecer a outros com o nosso desprendimento? Façamo-lo com seriedade e generosidade”, escreve”.
D. António Marto, bispo de leiria-Fátima, na sua mensagem quaresmal

“A Quaresma oferece a oportunidade de dar passos, de fortalecer ritmos, de progredir para a meta da vida nova em Cristo, vencendo os desânimos, o cansaço, a tentação”.
D. Manuel Pelino, bispo de Santarém, na sua mensagem quaresmal

Destinamos uma parte [da renúncia quaresmal] para o fundo diocesano de solidariedade; mas também queremos voltar-nos para o combate à miséria moral e espiritual, sobretudo no mundo dos nossos jovens. Por isso, destinamos a outra parte ao trabalho com jovens, principalmente na pastoral vocacional.
D. Manuel Felício, bispo da Guarda, na sua mensagem quaresmal
