Conferências da UA dão a conhecer as novidades da Física

Ano Internacional da Física 2005 é o Ano Internacional da Física. Completa-se um centenário que Albert Einstein publicou quatro artigos que revolucionaram a Física. Os artigos versavam o efeito foto-eléctrico (dependência da energia dos electrões emitidos por superfícies metálicas com a frequência da luz incidente), o movimento browniano (relação do movimento errático de partículas suspensas numa solução), a Teoria da Relatividade Restrita; e a equivalência entre massa de um corpo e a sua energia (a famosa equação E=mc2). 1905 ficou conhecido como “annus mirabilis” (ano admirável) da Física, porque mudou o modo de entender o espaço e o tempo, a matéria e a energia.

A Associação de Física da Universidade de Aveiro, para comemorar este Ano Internacional, está a promover uma série de conferências sobre “Horizontes da Física”. Depois da primeira, em Março, com Alexandre Quintanilha, sobre Física e Biologia, segue-se “Das pontes de Konigsberg ao Genoma” (ou como as redes, da biologia aos grupos de amigos, passando pelas comunicações, estão omnipresentes), no dia 14 de Abril, às 21h30, no Centro de Congressos, por José Fernandes Mendes, da Universidade de Aveiro.

No dia 28 de Abril, no mesmo local e à mesma hora, será a vez de Carlos Herdeiro, da Universidade do Porto, falar de “Viagens no Tempo” (um físico e um mero curioso encontram-se e conversam sobre tempo, buracos negros, o universo…).

Para terminar, no dia 12 de Maio, às 21h30, no auditório da Reitoria da Universidade, João Lopes dos Santos, da Universidade do Porto, aborda o tema “Teleportação: magia ou ciência” (será possível passar de um lado para o outro em instantes, como na ficção científica?). A seguir a cada conferência, haverá um momento musical.