Sem livro de instruções

Educar… hoje O que é: é uma fase da vida. Caracteriza-se pela alergia a regras e “sermões”, pelo interesse pela novidade, pelo gosto pela transgressão, pela descoberta do namoro, pelas relações tensas com os adultos. Na sociedade ocidental, começa aos nove / dez anos e prolonga-se até tarde. Não tem livro de instruções. Cada adolescente é um caso.

Indicações: diga o que tem a dizer, mesmo que só oiça grunhidos, monossílabos, silêncios ou respostas tortas. Não proíba constantemente. Não ignore as mesmas asneiras vezes sem conta. Fomente o bem-estar e a esperança. Ensine a pensar e a correr riscos. Dê uma alimentação saudável, não esqueça o pequeno-almoço. Promova muitas horas de sono. Zangue-se, corrija, aconselhe, orien-te. Aprove, elogie, aplauda. Ensine o caminho para a Escola

Contra-indicações: se não for à Escola, não aprenderá a sociabilizar-se, a interagir, a defender-se, a estudar, a aprender, a debater, a ter sucesso, a lidar com o insucesso, a ultrapassar problemas e angústias.

Efeitos indesejáveis: entre os efeitos indesejáveis mais frequentes, conta-se a atribuição de culpas aos outros, sobretudo aos adultos. Outro efeito prende-se com a des-culpa das circunstâncias da vida: é assim, porque vive só com a mãe (ou só com o pai); é órfão; está “naquela idade”; ou foi sempre assim. Se tal se verificar, nunca terá consciência da sua responsabilidade.

Dependência: está provado que o adolescente depende do adulto. Este ajuda-o a interiorizar valores que serão por si recriados e assim tornados seus. Está provado que adultos felizes originam adolescen-tes felizes.

Posologia usual: para se tirar a maior vantagem possível, as tomas devem ser diárias, em grandes doses, em Família, na Escola e com os amigos. Deve ser ministrada de forma individualizada e em grupo.

Interacções medicamentosas: há estudos que referem que a TV, o computador e a PlayStation não devem estar no quarto. Deixe-os na sala. Faça desse espaço o local de convívio, mesmo que cada um esteja a fazer coisas diferentes. Se a utilização concomitante desses meios causar perturbações, organizem-se. E vá deitando o olho ao monitor do computador: veja, aprenda e descubra o que ele vê, do que fala, o que o interessa.

Precauções especiais: Dê tempo ao tempo. Acredite que san-tos da casa fazem milagres. Não desista, nem deixe desistir. Recomece todos os dias, se for caso disso.

Modo e via de administração: use os cinco sentidos. Pisque o olho, dê um beijo ou um abraço. Faça uma festa. Acredite que verá os resultados do tratamento daqui a dois, cinco, dez ou 15 anos, quando o vir repetir as suas atitudes de compreensão, irritabilidade e atenção com os amigos ou com os filhos.

Sobredosagem: caracteriza-se principalmente pela repetição abusiva de advertências e interdições, ou por resmungos e amuos. A sobredosagem extrema pode levar à desistência ou à revolta, que requerem medidas apropriadas de assistência individualizada para todas as partes envolvidas.

Advertências: se detectar alguma atitude indesejável que não conste da cartilha pela qual se rege, deverá comunicá-la de imediato ao adolescente com quem se relaciona.

Verifique o prazo de validade inscrito no respectivo B.I.