Igreja – Breves

CUBA — Em mensagem enviada pelo bicentenário da arquidiocese de Santiago de Cuba, João Paulo II recomendou a formação dos leigos com base na Doutrina Social da Igreja para iluminar a sociedade cubana, “através de um diálogo pacífico e da convivência fraterna, onde predomine a liberdade, a justiça, a verdade e o amor”.

“MISTÉRIOS DA LUZ” — Os Bispos da Indonésia lançaram um plano para promover a oração dos “Mistérios da Luz” do Rosário. A iniciativa foi lançada para familiarizar os católicos do país com os novos mistérios, tendo em vistas a celebração oficial dos “Mistérios da Luz”, que ocorrerá em Maio.

DESAFIO DA UNIDADE — O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, condenou todas as formas de discriminação e ódio, com especial relevo para o anti-semitismo e a islamofobia. Na homenagem ao poeta escocês Robert Burns, disse ainda que o fim da discriminação religiosa “é o grande desafio para o espírito de unidade que deve congregar todas as pessoas do mundo”.

DEVOÇÃO MARIANA — O 160º aniversário da publicação do “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem” levou o Papa a recordar a doutrina mariana de seu autor, S. Luis María Grignon de Montfort, a quem deve seu lema episcopal – Totus tuus – como expressão de sua pertença total a Jesus por meio de Maria.

“CELEBRAÇÃO DO TEMPO” —A Paulinas Editora colocou no mercado o calendário “Celebração do Tempo” para 2004, contemplando as celebrações e datas mais marcantes das principais religiões do Mundo — Cristianismo, Islamismo, Judaísmo e Budismo — bem como a sua correspondência com o calendário Gregoriano, adoptado pelo ocidente.

LÍNGUA PORTUGUESA — Após algumas semanas de ausência, a língua portuguesa voltou a estar presente na audiência geral que João Paulo II concede às quartas-feiras. O delicado estado de saúde do Papa tem feito com que muitas das suas intervenções sejam encurtadas nos últimos tempos.

TERRA SANTA — O patriarca latino de Jerusalém, D. Michel Sabbah, pediu aos cristãos que voltem a viajar até à Terra Santa, tendo sublinhado que aquela região “não é apenas o teatro de um conflito entre israelitas e palestinianos, mas é ainda uma terra cristã, algo que corre o risco de ser esquecido por causa do conflito político”.