Igreja – Breves

FÉ E CULTURA — O padre Tolentino Mendonça, secretário da Comissão Episcopal da Cultura, defende que a Igreja Católica em Portugal precisa de um projecto cultural. Para este responsável, conhecido pela sua contribuição para a vida cultural portuguesa, é necessário “afrontar seriamente a dramática questão da tradução cultural da experiência cristã” e “recuperar o valor central da mediação entre Fé e Cultura”.

CRISTÃOS PARA A POLÍTICA — A Conferência Nacional de Bispos do Brasil está a estudar a hipótese de abrir uma escola de Formação Política para cristãos. A proposta foi apresentada na última Assembleia Geral dos Bispos. Pretende-se “formar cristãos leigos e leigas para a missão política, favorecendo a aquisição de competência e habilitação para agir como cristãos no complexo campo da Política”.

TRÁFICO DE MENORES — A situação de tráfico de menores e de órgãos humanos em Moçambique continua a ser considerada “preocupante” pela Ordem Religiosa dos Servos de Maria, a trabalhar no local. Recorde-se que esta Ordem recolheu mais de 150 mil assinaturas para pedir à União Europeia que seja aberto um inquérito judicial sobre o desaparecimento de crianças em Nampula.

CATECISMO — Foi anunciado no Vaticano que em breve será publicado o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. Segundo informou Joaquin Navarro-Valls, no dia 30 de Abril terminou a consulta a todos os cardeais e presidentes das conferências episcopais sobre o projecto do Compêndio, preparado pela comissão cardinalícia especial.

COMPROMISSO MISSIO-NÁRIO — A Igreja Católica foi desafiada por João Paulo II a renovar o compromisso missionário, que o Papa classificou como uma “urgência” na mensagem para o Dia Mundial das Missões. A realidade em Portugal, marcada por uma história de missionação nos cinco continentes, conhece hoje um “adormecimento”, diz o director nacional das Obras Missionárias Pontifícias, padre Manuel Durães Barbosa.