Igreja – Breves

CATÓLICOS CALDEUS — O Papa convocou o Sínodo dos Bispos da Igreja Caldeia para, de 2 a 3 de Dezembro, escolherem o Patriarca da Igreja Católica Caldeia. Esta Igreja tem cerca de um milhão de fiéis em todo o mundo, estando no Iraque a sede do Patriarcado.

CATEQUISTAS EM FORMA-ÇÃO — Promovido pelo Secretariado da Educação Cristã (SNEC), irão realizar-se, de 14 a 16 de Novembro, as Jornadas Nacionais de Catequistas, sobre o tema “Catequistas para uma nova catequese”. As Jornadas decorrem no centro Paulo VI, em Fátima.

CONGRESSO MISSIONÁRIO — De 19 a 30 de Novembro realizar-se-á na Guatemala o VII Congresso Missionário Latino-americano e o II Congresso Americano Missioná-rio, em torno do tema “Igreja na América, a tua vida é Missão”.

PAÍSES POBRES —A Santa Sé denunciou as consequências que a dívida externa acarreta para o desenvolvimento de países pobres e pediu que se crie um sistema financeiro que evite estes problemas no futuro. Esta posição já tinha sido defendida na Assembleia Geral das Nações Unidas, ocorrida recentemente.

MADRE TERESA — De 5 a 9 de Novembro, a cidade de Calcutá homenageará Madre Teresa com eventos que culminarão com uma grande manifestação com a presença de autoridades civis, líderes religiosos e milhares de católicos e membros de outras religiões.

TURQUIA NA UE — O Vaticano não é contrário à adesão da Turquia à UE, declarou o Núncio Apostólico naquele país, arcebispo Edmond Farhat, mas não deixou de sublinhar que a Santa Sé desejaria que o Governo turco completasse as reformas no campo das liberdades pessoais e religiosas, antes dessa decisão.

CRISTIANISMO NA CHINA — Intelectuais, dissidentes e sociólogos de diversas universidades chinesas afirmam que “a China precisa do cristianismo”. Segundo eles a mensagem de Cristo “concede um sentido absoluto ao indivíduo e cria uma mentalidade de amor e de caridade que alenta realmente a servir o povo”.

CASAMENTO TRADICIONAL — A luta da Igreja Católica em defesa do casamento tradicional continua viva apesar da decisão judicial que no dia 10 de Junho abriu as portas aos casamentos homossexuais no Canadá. “O jogo ainda não acabou”, assegura o presidente da Conferência Episcopal, Jacques Berthelet.