“Medita em teu coração”

À Luz da Palavra SANTÍSSIMA TRINDADE

Deut 4, 32-34.39-40, Salmo 32 (33), Rom 8, 14-17, Mt 28, 16-20

Celebramos no próximo Domingo a festa da Santíssima Trindade. No Evangelho, escutaremos como Jesus envia os seus discípulos a baptizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28, 19). Nós já fomos baptizados, isto é, já fomos introduzidos na vida de Deus. A liturgia desafia a capacidade da nossa razão e faz-nos uma proposta: medita hoje no teu coração quem é Deus, este Deus em nome de quem foste baptizado (cf Deut 4).

“Medita em teu coração” (Deut 4,39), porque com a tua razão não vais chegar ao fundo do Mistério. No entanto, o teu coração está preparado para receber intuições daquilo que não vemos, mas que existe, que é e que tem força sobre a nossa vida. O coração está preparado, por exemplo, para captar o amor, para reconhecer onde ele está, para recebê-lo, para deixar que cause efeito na nossa vida e que nos transforme radicalmente. A razão, frente a certas realidades, fica bloqueada e dificilmente sabe explicá-las.

“Considera hoje e medita em teu coração” quem é esse Deus no qual dizes crer. Deixemos que a sua Palavra nos fale, nos guie, toque o nosso coração e nos faça reconhecer a realidade de Deus. Ele é o nosso Criador, é portanto o dador de vida, o Senhor da vida, fonte contínua da nossa vida de cada dia (Cf. Sal 32 (33) 6-7). Se assim é, não podemos viver longe dele. Como a planta seca longe das fontes de água, assim se secaria a nossa vida. E, tal como, da planta seca resta o seu esqueleto escuro, sem vitalidade nenhuma, da nossa realidade fica apenas a aparência, se vivemos longe de Deus. Deus é Pai Criador da Vida.

Estaríamos perdidos se, tendo a vida, não conhecêssemos a nossa identidade. Quem sou? De onde venho? Para onde vou? Quando nos fazemos essa pergunta com verdadeira fome de encontrar resposta, podemos experimentar uma força que, nascendo dentro de nós mesmos, nos arranca do nosso centro e nos abre a Alguém mais, e faz-nos exclamar: “Abá Pai” (Rom 8,15). Então, brilha a Luz de Deus no nosso interior, uma Luz que nos deixa ver quem somos, que nos revela a nossa verdadeira identidade: és filho de Deus Criador. Deus é Espírito revelador.

Continuaríamos desorientados se, ao mesmo tempo que se nos revela quem somos, não se nos revele também como realizar aquilo que somos. Somos filhos de Deus, mas não anjos. Somos seres tão grandes como frágeis, que vivem criando a sua própria história e a da humanidade. Procuramos sem cessar a nossa realização, mas como saber qual é o caminho? De novo, Deus sai ao nosso encontro, encarna-se, faz-se homem entre os homens. Vivendo como um de nós, abre-nos o caminho concreto que leva à Vida autêntica, à realização desejada. Encontrar-nos com Jesus é encontrar o molde a partir do qual fomos criados. Ele estará sempre connosco para que nunca mais andemos perdidos (Mt 28,20), e para que com Ele e como Ele construamos a história positiva da humanidade. Deus é Filho, caminho, vida, verdade.

Estrella Rodríguez, FMVD